Polícia Federal cumpre mandados em cidades do Vale do Taquari e investiga desvio de recursos públicos

Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a Operação EmendaFest com o objetivo de investigar supostos desvios de recursos públicos de emendas parlamentares destinadas ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. A operação apura os crimes de desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal em Santa Cruz do Sul, Lajeado, Estrela, Rosário do Sul, Venâncio Aires e Brasília. Durante a ação, os policiais federais apreenderam mais de R$ 350 mil em espécie, além de telefones celulares.
A Justiça também determinou o afastamento de dois investigados de seus cargos públicos e o bloqueio de valores de contas de pessoas físicas e jurídicas. Entre os alvos da operação está o chefe de gabinete do deputado federal Afonso Motta (PDT), que destinou emendas ao Hospital Ana Nery.
A operação foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, e tem como foco o combate a crimes relacionados ao uso indevido de recursos públicos.