#NolimarPerondi| Cristo

A obra do Cristo Protetor, que compreende a imagem de mais de 43 metros e toda a estrutura do entorno, foi inaugurada em grande estilo no domingo, 6 de abril. O local é muito agradável também do ponto de vista estético: belo e harmonioso. Várias autoridades políticas, a exemplo do governador Eduardo Leite, e eclesiásticas — padres, bispos e o enviado do Papa Francisco, cardeal Silvano Maria Tomasi — estiveram no evento que marcou o coroamento de uma ideia e a união de pessoas abnegadas que dedicaram tempo, energia e recursos em prol de um objetivo público. Foram momentos que se eternizarão na história de Encantado.
Imagem
No sábado e no domingo, o Jornal Força do Vale iniciou a transmissão ao vivo, através das suas redes sociais, bem cedo. Quando saímos do centro da cidade, o céu estava encoberto por nuvens. Porém, quando chegamos no asfalto que dá acesso ao complexo do Cristo Protetor, o sol já despontava no horizonte, com o céu totalmente azul, e embaixo do nível da montanha permaneciam as nuvens brancas, como se fosse um manto almofadado cobrindo o Vale. Uma imagem surreal, talvez mais afeta ao domínio do sonho, da imaginação fértil de um pintor renascentista — definitivamente, uma visão de algo para além do real. Ali, naquele momento em que as nuvens encobriam a cidade e todo o Vale do Taquari, com a leveza das plumas, acariciavam as árvores nas encostas dos morros e, ao fundo, no alto, o Cristo Protetor, de braços abertos, parecendo dar boas-vindas ao astro-rei, “a gente sente, como nunca, a presença eterna de Deus e a insignificância do homem, que será enorme se ele não tiver a certeza de que cada ser humano carrega em si o dom de ser capaz, de ser feliz”, como disse Lima Duarte quando apresentava Almir Sater interpretando Tocando em Frente. Ver essa imagem ao vivo é imensamente maior e mais aprazível do que em filmes ou fotos. É mágico e impressiona até aqueles mais incrédulos, de pouca fé. Defino como um momento raro poder apreciar aquele fenômeno natural e a imagem imponente e majestosa do Cristo Protetor.
Ponte
Foi inaugurada a ponte da ERS-130, sobre o Rio Forqueta, nesta quinta-feira. O governador Eduardo Leite voltou ao Vale para essa inauguração, junto com ele secretários estaduais e deputados. Um momento muito aguardado e que vai devolver à região a rapidez nos deslocamentos. A ponte, que excepcionalmente foi aberta no domingo, dia 6, durante um período, por conta da inauguração do Cristo Protetor, agora é definitiva para todos os veículos.
Críticas
Esta ponte foi alvo de críticas por conta dos atrasos nos prazos estabelecidos, mas, se fizermos uma análise do tempo de construção, levando em consideração outras com igual complexidade no Brasil, pode-se afirmar que foi rápida a sua conclusão. Quem, na verdade, fez as previsões fora da realidade foi o secretário estadual Juvir Costella. Foi ele que disse publicamente que entregaria a ponte pronta antes do Natal de 2024. Depois teve que recalcular e apresentar outra data, que foi 29 de março de 2025. Se, caso, tivesse apenas afirmado que se empenhariam em concluir a ponte no menor prazo possível, tudo ficaria dentro da normalidade.
Otimista
O empresário do ramo da construção, Roberto Lucchese, de Lajeado, protagonizou parte dessa discussão quando afirmou que seria impossível terminar a ponte nas datas prometidas tanto pela EGR como também por Costella. Lucchese produziu um cronograma prevendo datas de conclusão diante de alguns cenários. Definiu 19 de março como sendo superotimista, 23 de abril como sendo otimista, 12 de junho como realista e 12 de setembro como pessimista. Na verdade, a data de 10 de abril fica entre superotimista e otimista.
Pedágios
O governador concedeu uma entrevista coletiva quando esteve em Encantado para a inauguração do Cristo Protetor. Nessa oportunidade, ele afirmou que o sistema de pedágio anunciado pelo próprio governo teria modificações e que o custo por quilômetro iria diminuir.
Mudou
Na quarta-feira desta semana, o governador reuniu os deputados que fazem parte da sua base na Assembleia Legislativa para comunicar mudanças na licitação do Bloco 2, que é onde estão a ERS-129 e 130. Conforme informado, o governo gaúcho desistiu de fazer uma simples concessão e vai fazer uma parceria público-privada (PPP). Muda a forma, porém mantém as chamadas obras de resiliência e o aporte de R$ 1,3 bilhão do Funrigs, que é o Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul. São recursos que o governo do Estado deixa de pagar de sua dívida, por três anos, ao governo federal, e usa esse dinheiro para obras emergenciais. O leilão do Bloco 2 deve ocorrer em outubro, e não mais no primeiro semestre, como estava previsto. Mantém-se o sistema free flow, com 54 arcos de cobrança nas diversas rodovias que estão neste bloco. No documento apresentado aos deputados, o governo garante que a tarifa ficará abaixo de R$ 0,23 por quilômetro rodado.
Pão e Vinho
Na entrevista coletiva com o governador Eduardo Leite, eu perguntei a ele sobre a continuidade do asfaltamento da rodovia entre Santa Tereza, Roca Sales e Muçum, e se havia recursos no orçamento para esta finalidade. Segundo o governador, haverá continuidade, porém com poucos detalhes, garantindo que existem recursos. A obra de asfaltamento acabou parando depois das cheias de setembro de 2023. Na minha opinião, o asfaltamento deste trecho é decisivo para que Encantado se consolide como uma rota turística, fazendo com que os turistas do Vale dos Vinhedos possam colocar Encantado também na sua rota de visitas.
Jacarezinho
Moradores do bairro Jacarezinho estão pedindo um apoio maior da administração municipal para organizar e limpar a localidade. Também pedem uma definição para a nova escola e sinalização da ponte sobre o Rio Jacarezinho, que está sem as proteções laterais. Conforme informado pela prefeitura, a limpeza das vias públicas já ocorreu e a nova escola estaria aguardando uma definição dos moradores quanto ao novo local.
Frase
“Belo é tudo quanto agrada desinteressadamente.”
– Immanuel Kant