Coluna do PerondiColunas

#NolimarPerondi | Certezas

Certezas

O inglês Bertrand Russell foi matemático, filósofo, ensaísta, historiador e lógico. Um dos maiores influenciadores nessas áreas do século XX. Faleceu em 1970. Uma de suas frases mais conhecidas até parece ser pretensiosa e carregada de arrogância, porém retratava, na época, a facilidade que algumas pessoas tinham de certeza sobre assuntos que pouco ou nada sabiam. Dizia Russell: “O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certeza”. Não me valho do de Bertrand Russell para identificar pessoas ou mesmo julgar conhecimento, mas quando um assunto é lançado de forma solta, sem o devido cuidado e responsabilidade, é preciso contrapor para que a discussão tenha um caráter informativo, principalmente quando vem de parte pública que, teoricamente, acaba formando opinião.

Efeito

Faço essa abordagem, sobre a frase histórica de Bertrand Russell, para aprofundar um efeito que resultou de um estudo realizado por dois pesquisadores norte-americanos no final da década de 1990, David Dunning e Justin Kruger. O estudo se concentrava no raciocínio lógico, na gramática e nas habilidades sociais. Não quero defender teses, mas tenho dedicado horas de leitura para tentar encontrar fundamentação diante de algumas certezas ditas por alguns que notoriamente carecem de certificação e realismo, para não dizer completo absurdo. O resultado ficou conhecido como “Efeito Dunning-Kruger”, que, resumidamente, afirma que aqueles que são incompetentes em determinadas áreas tendem a ignorar sua incompetência, ou seja, “não têm a habilidade metacognitiva de se dar conta de sua incompetência”. Assim, o ignorante não se esforça para aprender, pois não tem conhecimento da própria ignorância. Sócrates já avisava, mesmo que alguns ainda hoje teimem em não aprender: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. Não vou me aprofundar mais nesse contexto, mesmo assim indico que pessoas que tenham dificuldade em se autoavaliar estudem mais, se esforcem para aprender, principalmente aqueles que são detentores de cargos públicos. Há que se ter responsabilidade ao falar de determinado assunto, porque de fato são formadores de opinião. O próprio autor deste efeito, David Dunning, usava uma frase para exemplificar: “Ao discutir com um tolo, antes de tudo, assegure-se de que ele também não está fazendo a mesma coisa”. Agora, caso tenham consciência sobre o assunto e a ideia seja apenas ludibriar, bom, aí é uma questão de caráter.

Humano

Seguindo no assunto, falar sem o devido cuidado, preciso trazer o que disse o vereador Diego Pretto, quando usou a tribuna na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Encantado. Afirmou, como se fosse dono da verdade, que as pessoas precisam saber votar. Disse o vereador: “Porque eu acho que votar errado faz tão mal para o nosso país, nossa cidade e o nosso estado”. Disse que não iria personalizar uma situação, porém personalizou quando novamente criticou o governador e a pessoa de Eduardo Leite. Até aí tudo bem, mesmo que seu partido, o PP, faça parte do mesmo governo. Falou que Eduardo Leite mudou de partido para ser candidato a presidente do Brasil: “Ele vai ser o único humano na face da Terra que renunciou duas vezes ao estado do Rio Grande do Sul. Se ele não for candidato a presidente, vamos lembrar, ele pode ser candidato a senador, a deputado, aí tu não vota nele, porque ele está fazendo isso para ser presidente”. Depois disso o vereador ainda interpela: “Vocês entende aonde eu quero chegar?” Valha-me Deus!! Não, vereador, não sei aonde quer chegar. Posso imaginar que seja apenas uma opinião e, vamos lá, é um direito. Da mesma forma, é um direito, com bases legais, que o governador Eduardo Leite mude de partido e aspire ser candidato, mesmo contrariando um desejo pessoal do vereador Diego Pretto. Outra, caso renuncie ao cargo para concorrer, dentro do período preconizado pela Justiça Eleitoral, também é um direito. Em tempo, se assim o fará é porque foi o primeiro “humano” que conseguiu se reeleger governador do estado.

Superação

Se não bastasse esse enrolado de conversa dita publicamente pelo vereador Diego Pretto sobre as pretensões políticas do governador Eduardo Leite, ele foi além. Disse que o governador estaria nos Estados Unidos: “Foi fazer uma rodada com investidores, trazer investimentos para o Rio Grande do Sul, não sei”. Afirmou que quem estaria pagando a viagem dele era a Corsan/Aegea: “Que agora é privada, uma privada mesmo”. Aí, novamente, aquela pergunta: “Vocês entendem”? Não, vereador, mais uma vez não. O que quer dizer? Seja mais específico. Depois disso, misturou o free flow, disse que avisou que seria caro.

Fonte

O vereador Diego Pretto, mostrando o celular, disse que a fonte dessa informação é o site do governo do estado. Eu procurei a dita fonte, não encontrei assim como descreveu o vereador. O que de fato encontrei é que esta viagem, composta por empresários e investidores para mostrar o Rio Grande do Sul como um destino promissor, tem a participação da Invest RS e que estaria promovendo o RS Day nos Estados Unidos justamente “para apresentar os diferenciais competitivos e as oportunidades em setores estratégicos como energia, agronegócio, tecnologia e infraestrutura”. Este evento, sim, conta com o patrocínio da Corsan Aegea, mas também da Be8, CMPC e CNBC, com parceria estratégica do Instituto Caldeira, South Summit Brazil, Sebrae/RS, Farsul, IRGA, Badesul e Fiergs. Quando não se quer ver o fato, fica bem difícil explicar. E saber que é ele, com esse pensamento de desenvolvimento do estado, que pretende nos mostrar como devemos votar. Imagino que sua ideia de candidato seja aquele que, ao invés de mostrar o estado para futuros investimentos, viaje pelo estado se mostrando e discursando sem dizer como vai fazer.

Forçou

Acredito que todos devam ter a liberdade de pensar a política sob a ótica partidária que preferir. O vereador Daniel Passaia, que foi o mais votado para o Legislativo de Encantado, tem uma visão bastante crítica do atual governo federal e seguidamente externa suas indignações durante as sessões da Câmara. Normal, um direito. Na sessão desta semana o vereador fez um comparativo que definitivamente não cabe no contexto histórico. Querendo reclamar de procedimentos adotados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, com relação a um processo envolvendo um deputado federal eleito, o vereador disse o seguinte: “A ditadura dos capas pretas: nem as ditaduras que o Brasil já passou nos anos 30 e anos 60 foram tão cruéis e com tantos poderes como o STF vem tendo. O STF prende ilegalmente, o STF mata, porque matou algumas vítimas dos presos políticos do 8 de janeiro, então você vê o quanto um poder que abusa do poder, que rasga a Constituição, que não anda nas linhas da Constituição pode prejudicar um país, pode matar pessoas, mesmo sem armas… E agora o STF desrespeita a decisão de suspensão da ação penal contra um deputado, que, conforme a jurisprudência do próprio STF, iria beneficiar outras pessoas, mas o STF rasga também sua jurisprudência e diz: não, vai suspender uma partezinha, o resto vai seguir como nós queremos”.

Exagerou

Comparar decisões do atual Supremo Tribunal Federal, por mais que não se concorde, com a ditadura dos anos 60 aqui no Brasil, como foi o regime de exceção, é um completo desconhecimento da história recente. Sobre a suspensão da ação penal de um deputado eleito votada na Câmara Federal, seguiu o que diz a lei. Teve abrigo a parte que cabe ao deputado após a diplomação; os anteriores ao mandato continuarão sendo investigados. A imunidade protege os deputados, simples: antes da diplomação, não é deputado.

Secretário

O prefeito Jonas Calvi anunciou o nome de José Caetano Turatti Ost para assumir a nova Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Caetano já atuava na chefia de gabinete e agora tem a incumbência de administrar uma pasta importante e crucial no crescimento e desenvolvimento do município. Caetano é advogado de formação, mas tem longo tempo de atuação no setor público. Já atuou na Prefeitura de Porto Alegre e aqui em Encantado.

ONU

O prefeito Jonas Calvi foi convidado para integrar uma missão oficial da Organização Internacional para as Migrações ao Peru ainda neste mês. Na viagem estarão autoridades do governo gaúcho, Sistema Fecomércio, e terá um foco em políticas de acolhimento, migração e desenvolvimento social. A viagem será toda ela custeada pela OIM, que é vinculada à ONU.

Podcast

Entrevistei esta semana, no “Sem Roteiro”, o médico pediatra Nestor Bergamaschi. Falamos sobre comportamentos dos filhos, atuação dos pais. Outro assunto foi a nova moda que são os bebês reborn. Aqueles com uma semelhança muito grande com humanos e que estão gerando todo tipo de opinião. O entrevistado fala do assunto também. Vale a pena assistir. Está nas redes do jornal Força do Vale.

Frase
“Conhecimento é saber que tomate é um fruto. Sabedoria é não o usar na salada de frutas.” — Popular

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!