#NolimarPerondi | 30 anos

Suinofest
O primeiro final de semana da maior festa gastronômica do estado do Rio Grande do Sul foi um sucesso de público, apesar do tempo um tanto sombrio, borrascado. Segundo informações da organização, mais de 20 mil pessoas foram ao parque João Batista Marchese. Como estou expondo no espaço das agroindústrias, com os embutidos da Salumeria Perondi, não participei no salão gastronômico, porém as informações são as melhores: Na sexta-feira, primeiro dia, foi recorde de público. No sábado, período do meio dia, lotado. A noite também um excelente público e domingo ao meio dia da mesma forma. O bom disso tudo é notar a satisfação das pessoas, principalmente de fora e que pela primeira vez conhecem a nossa festa. O pessoal de Encantado e região já conhece e sempre que podem prestigiam a Suinofest, seja na parte gastronômica, que tem um custo ajustado a tudo que é servido, ou no parque onde estão expositores, agroindústrias, feira comercial, praça de alimentação e shows ao vivo com entrada gratuita. Neste fi nal de semana tudo de novo, a festa continua nos mesmos moldes. A organização lembra que ainda tem ingressos para o espaço gastronômico. Para visitas ao restante do parque, com entrada liberada, tem muita coisa bonita para se ver. Esteja convidado.
30 Anos
Esta edição da Suinofest comemora 30 anos desde seu início em 1995. Não se trata de impressão e sim de constatação, para este evento a organização foi além do que já havíamos visto em se tratando de estrutura. Coisa de gente grande. A disposição dos expositores foi muito bem pensada para oferecer ao visitante uma experiência completa do que é esta festa, desde a área gastronômica, que fi ca no ginásio, na entrada do parque, passando pela exposição de veículos, a feira comercial, sessão das agroindústrias, com 31 expositores, a praça de alimentação até o fi nal com o palco dos shows. A logística foi meticulosamente elaborada para que o visitante percorra todos os espaços com tablado e teto, em outras palavras, se chover, não tem problema o público está protegido.
Destaque
Na abertura do evento, que aconteceu no palco dos shows, foram lembrados momentos importantes na evolução da festa que iniciou para promover a carne suína. Um dos destaques ocorridos na solenidade foi o de homenagear os ex-presidentes de todas as edições da Suinofest. Importante, porque cada um teve sua contribuição para se chegar depois de 30 anos com o reconhecimento da maior festa gastronômica do Rio Grande do Sul.
Governador
Eduardo Leite, governador do estado, esteve presente no domingo. Participou da área gastronômica, subiu ao palco, falou ao público e de quebra até cantou. Depois, acompanhado pelo prefeito Jonas e a presidente da festa, Raquel Cadore, visitou a área externa e de forma muito simpática conversou com os expositores e também degustou os produtos comercializados pelas pequenas agroindústrias.
Visita
Eduardo Leite também esteve no estande da Salumeria Perondi e experimentou embutidos de longa maturação e uma ‘focaccia’, (-um pão muito simples, com poucos ingredientes, que teria surgido com os struscos, no centro-norte da Itália, antes do império Romano).
Selo arte
Tive a oportunidade de solicitar ao governador empenho do estado em auxiliar as pequenas agroindústrias na obtenção do Selo Arte, que nada mais é que um certifi cado que garante qualidade e identidade de produtos alimentícios artesanais de origem animal. Além de permitir a comercialização em todo o país, atesta que o produto foi elaborado de forma artesanal, com técnicas predominantemente manuais e que apresenta características tradicionais, regionais ou culturais. Os benefícios desta certifi cação é que agrega valor ao produto, oferece aos consumidores a garantia de que estão adquirindo um produto artesanal autêntico. Como resposta disse que iria pedir para sua equipe acompanhar. Já valeu. Depois ainda acompanhei que o governador deu destaque na nossa rápida conversa numa publicação sobre a Suinofest em suas redes sociais. Como diria o Chico, o vendedor raiz, “conta ponto”.
Vaias
Me informaram que o governador Eduardo Leite, quando entrou no salão gastronômico da Suinofest, foi vaiado por algumas pessoas. Depois disso subiu ao palco falou para o público e cantou Evidências, acompanhado pelo grupo que musicava a festa. Como resultado, produziu um efeito de sentimento reverso, talvez com possíveis explicações na psiquiatria. Foi efusivamente aplaudido e muitos daqueles que o vaiaram pediram para tirar fotos com ele.
Sem Noção
Tenho a impressão que deve estar na moda ter reações vexatórias em público apenas para publicar e lacrar nas suas redes sociais, achando que está sendo esperto. Se for questionado as razões, por exemplo, das vaias ao governador, provavelmente sequer sabe dos motivos ou mesmo tenha capacidade cognitiva de argumentar em defesa da sua posição. Apenas vaia para se mostrar nas redes. Acredito que sejam autênticos exemplos do efeito Dunning-Kruger, que há poucos dias destaquei nesta coluna. Pessoas com baixíssimo conhecimento e competência que tendem a não reconhecer suas limitações. Deve ser.
Deselegante
Não tenho a menor dúvida em afi rmar que as vaias ao governador, naquele momento, foram no mínimo deselegante. Em primeiro lugar o governador não veio de metido à Suinofest. Uma comitiva representada pelo prefeito da cidade de Encantado e da organização do evento solicitou uma audiência com o governador e foram especialmente convidar a maior autoridade pública do estado para estar presente na festa. Gostar ou não da fi gura do governador ou sua forma de governar o estado é um direito, porém esse mesmo direito passa a ser um ato de falta de educação e desrespeito não só ao governador Eduardo Leite, mas também à cidade de Encantado e a organização da Suinofest que fi zeram questão da sua visita.
Repercutiu
Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Encantado o vereador Diego Pretto repercutiu as vaias direcionadas ao governador Eduardo Leite por ocasião de sua visita à Suinofest. De forma textual assim se referiu o vereador: “Tivemos uma presença ilustre, entrou no salão com apupos, vaias, recebeu vaias, lindas vaias, não sei quem começou aquilo, mas quero dizer aos senhores que Deus está aí, Deus está vendo, Deus existe e ele teve que vir de carro de Estrela até Encantado experimentando a qualidade do nosso asfalto, da EGR”.
Lugar
O vereador Diego Pretto tem se pautado em criticar as ações do governador Eduardo Leite, o que de fato é um direito. Mas também é importante dizer que o PP, partido do vereador Diego, faz parte deste governo, portanto um discurso que não encontra a mínima coerência. Seria coerente se deixasse a sigla por não concordar com os rumos da administração do governo. E se mostrar extasiado com as vaias ao governador, quando este, sem a ironia demonstrada, era sim um ilustre convidado do município e da organização da festa, me parece também um desrespeito aos mesmos.
Assumiu
No podcast Sem Roteiro desta semana eu entrevistei Gilson Conzatti, presidente da UVB, que organiza na cidade o 3o Seminário Cidades Colaborativas, e vereador no município de Iraí. Quando perguntado se seria candidato a prefeito de Encantado respondeu que sim, é o seu desejo e confi rmou ser pré-candidato nas próximas eleições. Disse que vai transferir seu domicílio eleitoral para Encantado e buscará apoio para ser candidato à prefeito. Se quiser conferir nossa conversa no Perondi Sem Roteiro é só acessar as redes sociais do jornal Força do Vale.
Frase
“Não peça coerência ao mistério nem peça lógica ao absurdo”.