ClimaDestaques

Rio Grande do Sul pode ter chuva em todos os dias da semana, aponta MetSul

Chuva deve atingir o Estado quase todos os dias, com risco de granizo e alagamentos em algumas regiões

A MetSul Meteorologia aponta que o Rio Grande do Sul deve enfrentar uma semana de instabilidade, com chuva prevista para todos ou quase todos os dias. A condição climática é provocada pela combinação de frentes frias, centros de baixa pressão e circulação de umidade vinda do oceano, que devem manter o tempo instável até sábado.

A semana começou com acumulados superiores a 50 mm em diversas cidades, especialmente na região metropolitana de Porto Alegre. A instabilidade continua nesta segunda-feira (4), com chuva e garoa em várias regiões, influenciada por um centro de baixa pressão sobre o Paraguai. Apenas pontos isolados no Oeste e Sul do Estado devem registrar momentos de sol entre nuvens.

Na terça-feira (5), a previsão indica tempo mais firme em boa parte do RS, devido ao avanço de ar seco e frio. Ainda assim, áreas entre o Litoral Norte e a Serra podem ter precipitação leve.

A quarta-feira (6) será de sol com nuvens em quase todo o Estado, mas no período da tarde e noite a nebulosidade aumenta, principalmente na metade Norte, com possibilidade de chuvas isoladas.

Na quinta e sexta-feira (7 e 8), um novo centro de baixa pressão traz chuva para a maior parte do território gaúcho, com exceção de áreas mais a Oeste, onde o sol pode aparecer.

O sábado (9) ainda será marcado por instabilidade, com chuva prevista para o Leste gaúcho, incluindo Porto Alegre. Já o interior poderá ter tempo mais firme, com influência de uma massa de ar seco.

Possibilidade de granizo e alagamentos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para o Estado, com riscos de queda de granizo, ventos intensos e alagamentos. A recomendação é de atenção redobrada, especialmente em áreas urbanas e de encostas.

Alívio previsto na próxima semana

Segundo a MetSul, a próxima semana deve ter predomínio do sol e tempo seco, impulsionado pela entrada de um sistema de alta pressão com ar polar, que deve estabilizar o clima no Estado.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!