Homem é preso por ameaças e tentativa de coação contra autoridades no RS
GAECO apura envio de mensagens intimidatórias a vítimas e magistrado para interferir em processos judiciais

Um homem foi preso preventivamente nesta quinta-feira (18) por suspeita de ameaçar vítimas e tentar coagir autoridades públicas do Rio Grande do Sul. A investigação aponta o uso de mensagens ofensivas para interferir em processos judiciais em andamento.
Prisão preventiva e buscas
A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), com apoio de uma guarnição do Batalhão de Choque da Brigada Militar. Além da prisão preventiva, também foi cumprido mandado de busca e apreensão.
Segundo o MPRS, o investigado é suspeito de ameaças, coação no curso do processo e intimidação contra vítimas e autoridades públicas estaduais.
Magistrado era alvo principal
As investigações indicam que o suspeito enviava mensagens com conteúdo ofensivo e intimidador por meio de aplicativos de comunicação. Um dos alvos principais era um magistrado do Poder Judiciário do RS, com a intenção de influenciar o andamento de processos judiciais.
“O objetivo era interferir diretamente nas decisões do Judiciário por meio da intimidação, o que motivou o pedido de prisão preventiva”, informou o MPRS.
Acesso a dados eletrônicos
A Justiça também autorizou o acesso e a análise dos dados contidos em aparelhos eletrônicos apreendidos durante a operação.
Por se tratar de um caso ainda em investigação, outros detalhes estão sob sigilo por questões de segurança.