Ataque em escola de Sobral deixa dois adolescentes mortos e três feridos

Um ataque a tiros na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral (CE), deixou dois adolescentes mortos e outros três feridos na manhã desta quinta-feira (25). A informação foi confirmada pelo governo estadual.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, os disparos partiram de fora da escola, em direção ao estacionamento, no momento em que os alunos estavam em intervalo. Durante a ocorrência, foram apreendidos entorpecentes, uma balança de precisão e embalagens com uma das vítimas.
As aulas na unidade foram suspensas até esta sexta-feira (26), informou a Secretaria da Educação do Estado.
Vítimas e atendimento
Os feridos foram encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que confirmou o atendimento pelas equipes médicas e multiprofissionais. Um dos jovens estaria em estado grave, segundo o jornal Diário do Nordeste, mas o hospital não detalhou as condições de saúde.
Contexto de violência
O ataque ocorreu em uma cidade que, apesar de ser referência nacional em políticas educacionais, enfrenta índices elevados de violência. Sobral ficou em 12º lugar entre os municípios mais violentos do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025.
O Ceará, como um todo, vive uma escalada de confrontos entre facções criminosas, que afetam tanto a capital Fortaleza quanto cidades do interior.
Reação do governo
Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) disse ter recebido a notícia “com indignação” e determinou reforço policial na região, além do envio da cúpula da Segurança Pública para acompanhar o caso.
“Todas as medidas necessárias serão tomadas para capturar os criminosos e garantir segurança à população”, afirmou.
Educação em destaque
A tragédia acontece justamente em uma cidade considerada modelo na área da educação. Sobral ganhou projeção nacional por seu sistema de ensino, criado no fim dos anos 1990 e ampliado em todo o estado.
De acordo com o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado pelo Ministério da Educação neste ano, o Ceará lidera o país em alfabetização: 85,3% das crianças do 2º ano do ensino fundamental sabem ler e escrever com autonomia, contra a média nacional de 59,2%.
A Escola Estadual Luiz Felipe fica localizada a poucos metros da prefeitura da cidade.
As investigações sobre os responsáveis pelo ataque continuam em andamento