Maior e mais brilhante superlua de 2025 poderá ser observada nesta quarta-feira
Fase cheia ocorre no momento em que a Lua está próxima do perigeu, tornando o fenômeno visível a olho nu em todo o país

A Lua entrou na fase cheia nesta quarta-feira (5) às 10h19 da manhã e, por estar próxima ao perigeu, protagoniza a maior e mais brilhante superlua do ano, visível em todo o território brasileiro a partir do entardecer.
Quando e como observar
O fenômeno será melhor observado ao anoitecer, especialmente por volta das 17h30 a 18h, quando a Lua começa a surgir no horizonte com tom alaranjado, efeito causado pela refração atmosférica.
Segundo plataformas de observação astronômica, a superlua atingirá o ponto mais alto no céu às 23h15, a cerca de 45° acima do horizonte norte, e se põe às 4h52 da madrugada de quinta-feira (6).
Não é necessário nenhum equipamento para observação: basta céu limpo e visão desobstruída.
Por que é considerada uma superlua?
A classificação ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu — ponto da órbita em que a Lua está mais próxima da Terra. Nesta quarta, a fase cheia começa às 10h19 e o perigeu será atingido às 19h27, intervalo de apenas nove horas, dentro do critério aceito para definir o fenômeno como superlua.
Com isso, a Lua parecerá 7,9% maior e 16% mais brilhante do que uma lua cheia comum, segundo a plataforma Starwalk Space.
Atração dupla no céu: Lua e Plêiades
Além do brilho ampliado, a superlua de hoje ocorre próxima ao aglomerado estelar Plêiades, também conhecido como Messier 45 ou “As Sete Irmãs”, na constelação de Touro — um detalhe adicional que deve chamar a atenção de quem observar o céu com atenção.
Quando acontecem as próximas?
De acordo com o Observatório Nacional, esta é a segunda superlua do ano e a mais próxima de 2025. A próxima — e última do ano — ocorrerá no dia 4 de dezembro.






