O Conselho Tutelar de Encantado está lançando a campanha de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. No mês conhecido como “maio Laranja”, o dia 18 é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data tem como objetivo sensibilizar, informar e convocar toda a comunidade a agirem na prevenção ao abuso e a exploração sexual da criança e do adolescente.
A maioria dos abusos sexuais é cometido por pessoas próximas às vítimas, justamente por aqueles que deveriam proteger. Os filhos devem ser orientados para que toda vez que se sentirem constrangidos, envergonhados ou não souberem lidar com situações que envolvam a sua sexualidade ou as suas partes intimas, eles devem se afastar e procurar os pais ou um adulto de sua confiança para relatar o ocorrido, pois, se não souberem lidar com tal situação, é porque não é apropriada para a sua idade, ou seja, uma violação.
Despertar o olhar de todas as pessoas para que se atentem aos sinais que as crianças manifestam, como pedido de socorro. O normal para criança é brincar, estudar, sorrir, ser feliz! E se de repente uma criança apresenta alteração de comportamento, passa muito tempo em silêncio ou age de maneira retraída, é importante um adulto tentar um diálogo, usando uma linguagem adequada para transmitir segurança, apoio e ajuda. Quando uma criança é abusada, traz diversos danos psicológicos, morais e sociais para ela. Neste sentido, o Conselho Tutelar de Encantado, tem como objetivo trabalhar na prevenção, na orientação e pede o apoio para prevenir essas situações em nosso município para que nossas crianças tenham um desenvolvimento saudável.
Não fique em silêncio! Denuncie!
Nos dias 20 e 21 o Conselho Tutelar de Encantado estará com projeção na esquina das ruas Padre Anchieta com Julio de Castilhos entregando flyers para os pais conversarem mais com os filhos abordando a questão do abuso sexual.
Denúncias de situações de violência podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos – Disque 100. O serviço telefônico é gratuito, as denúncias são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.