Temporal atinge Portugal e Espanha, causa morte, inundações e desabamento de torre histórica
Um idoso morreu afogado em Portugal e uma mulher está desaparecida após ser levada por rio na Espanha

A tempestade Leonardo causou mortes, alagamentos e danos estruturais em Portugal e na Espanha nesta quinta-feira (5). É a sexta tempestade de inverno a atingir a região desde o início de 2026. Um homem de aproximadamente 70 anos morreu afogado no Alentejo, sul de Portugal, ao ter o carro arrastado por uma estrada alagada próxima a uma barragem.
Na província de Málaga, sul da Espanha, uma mulher segue desaparecida após ser arrastada pela correnteza do rio Turvilla enquanto tentava resgatar seu cachorro. O animal foi localizado, mas as buscas pela mulher continuam com apoio de helicópteros, drones e 30 bombeiros, segundo autoridades locais.
Torre de catedral desaba e evacuações mobilizam milhares
Além das mortes e desaparecimentos, a tempestade também provocou o desabamento parcial de uma torre histórica de catedral, além da inundação de bairros inteiros em cidades costeiras.
De acordo com o governo espanhol, 148 rodovias foram afetadas, e mais de 3.500 agentes foram mobilizados para atuar em evacuações e emergências. A vice-primeira-ministra María Jesús Montero classificou a situação como crítica, principalmente na província de Cádiz.
As chuvas e ventos continuam atingindo áreas urbanas e rurais, dificultando os trabalhos de resgate e aumentando os riscos de deslizamentos e quedas de estrutura.






