AgroDestaques

PRODEM viabiliza investimento na propriedade da família Zanotelli em Muçum

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

A Administração Municipal faz a terraplanagem para a edificação de dois aviários modelo dark house, na Linha 20 de Setembro, na propriedade da família Zanotelli. Cada unidade terá 165 metros de comprimento por 16 metros de largura, com capacidade para abrigar aproximadamente 100 mil frangos. A terraplanagem, iniciada na última semana de 2022, tem previsão para ser concluída até o início de março.

O modelo de produção chamado de Dark House (casa escura), é oriundo dos Estados Unidos, e permite que o aviário tenha a luminosidade controlada com lâmpadas. O sistema estimula os ciclos de engorda e vida do animal, além de diminuir a energia gasta, a mortalidade, os custos com mão de obra e o tempo de alojamento. A temperatura é regulada com a ajuda de exaustores e aquecedores, e o isolamento térmico segue padrões internacionais, que mantém a temperatura ideal para cada fase do animal.

O alojamento é de frango de corte, no qual o produtor recebe os pintos com um dia de vida e cuida da alimentação dos animais até eles virarem frangos com um mais ou menos um mês de idade e cerca de 1,5kg. Os animais são destinados à Brasil Foods (BRF), de Lajeado, para o abate e são vendidos ao mercado interno e externo.

O secretário de Agricultura, Rodolfo Pavi, comenta que há anos a família trabalha no setor de avicultura. Para ele, através do investimento, ocorre a sucessão familiar, já que a filha do casal deve prosseguir no ofício. “A ampliação é importante para continuidade do trabalho. Com certeza, nos próximos anos, teremos novos investimentos na propriedade”, projeta.

PRODEM

O serviço realizado através da pasta da Agricultura, se dá pelo Programa de Desenvolvimento Econômico de Muçum. A assinatura de contrato aconteceu na última quarta-feira, dia 04, no Gabinete do Poder Executivo. O benefício é destinado a produtores rurais e empresas industriais, comerciais, de prestação de serviços e agroindustriais. A lei que institui o programa, leva em conta a função social decorrente da criação de empregos e renda e a relevância econômica para o município.

O secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Tiago Strieski, reitera que um os objetivos do programa são o fortalecimento dos setores primário e industriário, importantes para o progresso social e econômico da Princesa das Pontes. “O investimento na propriedade da família Zanotelli, é um exemplo do potencial que o setor agrícola de Muçum tem para crescimento, promovendo o combate ao êxodo rural e a melhora da qualidade de vida de quem investe, através da obtenção de renda”, avalia.

Para o prefeito, Mateus Trojan, a atração de novos investimentos é resultado das políticas de incentivo e resolução de demandas da Administração Municipal. “Esse sonho dos proprietários, que vem de tempos, dependia de maiores incentivos por parte do município, apresentado através do PRODEM e da capacidade de auxílio, e também da solução do problema de energia trifásica, resolvido há pouco tempo em parceria com a RGE. É mais um, de uma série de investimentos que estão ocorrendo em nosso Setor Primário, que agregarão maior renda, geração de empregos e retorno em valores adicionados para o município”, comenta.

 

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!