Brasil é um dos países mais vulneráveis à mudança climática, diz Alckmin
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que os países mais pobres enfrentam as principais consequências das mudanças climáticas, apesar de serem os países mais ricos os maiores emissores de gases de efeito estufa.
Alckmin destacou que o Brasil, especialmente as regiões Norte e Nordeste, é particularmente vulnerável às mudanças climáticas, afetando dois terços dos municípios brasileiros. Durante o seminário “Brasil rumo à COP 30”, Alckmin reafirmou o compromisso do Brasil na luta contra as mudanças climáticas e na descarbonização, ressaltando também as oportunidades na transição para fontes de energia mais limpas.
Ele destacou o papel do Brasil em debates globais sobre mudança climática, segurança alimentar e segurança energética. Alckmin enfatizou a importância de combater o desmatamento, responsável por 50% das emissões do Brasil, e mencionou a redução de 50% do desmatamento na Amazônia em 2023 como um sucesso do governo.