ClimaDestaques

Equipamento do radar meteorológico que cobrirá região dos vales chega ao Brasil

O radar meteorológico em Montenegro deve prever eventos climáticos com até seis horas de antecedência

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

Chegou ao Brasil o equipamento que compõe o radar meteorológico, adquirido pela empresa contratada pelo Estado para a prestação do serviço de monitoramento à Defesa Civil do RS. O instrumento, que funcionará junto ao Morro São João, no bairro Bela Vista, município de Montenegro, e terá uma cobertura de 150km de raio a partir do local de instalação, está passando pelos trâmites alfandegários em São Paulo e, posteriormente, será carregado com destino ao Rio Grande do Sul, para onde virá por via terrestre.

A empresa Climatempo, que assinou o contrato e entregará o serviço, e a Defesa Civil, definiram pela instalação em Montenegro para permitir a cobertura da região metropolitana de Porto Alegre, com maior concentração populacional e que ainda não era abrangida por esse tipo de serviço, e também o Vale do Taquari.

Já foram iniciados os ajustes necessários para viabilizar a instalação do radar junto à estrutura existente em Montenegro, com alguns dos serviços já tendo sido executados pela empresa responsável.

Após essa etapa, o equipamento do radar propriamente dito será fixado e serão feitas as ligações elétricas e lógicas para fins de testes de operação. Todos os trâmites estão ocorrendo dentro dos prazos estabelecidos em contrato, com início da operação prevista para o segundo semestre de 2024.

Os componentes do radar (foto 1 e 2) passaram pela fase final de testes de performance na sede do fabricante, na República Tcheca, e posterior foram embalados (foto3) para despacho ao Brasil, onde chegaram no último sábado (8/6), no Aeroporto de Viracopos, no estado de São Paulo.

“A população gaúcha está, assim como nós da Defesa Civil, aguardando com muita expectativa a chegada e início das operações dessa importante ferramenta que irá capacitar ainda mais a gestão de riscos e desastres no estado”, frisou o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!