Os temporais em grande parte do Rio Grande do Sul derivam da formação de nova frente fria que está ligada a formação de um ciclone extratropical na Argentina. Esse sistema deve provocar chuvas fortes, com acumulados altos, trovoadas, eventual queda de granizo e ventania, com rajadas de vento acima de 70km/h. O mar agitado persiste no Litoral Norte, e as ondas podem chegar a 2m de altura.
Nas últimas 24 horas, em Ijuí, o acumulado de chuva chegou a 133mm – a média histórica para todo o mês de março na cidade é de 124mm. Na Capital, foram 39mm (cerca de 40% do volume de chuva esperado para março).
Segundo a Climatempo, também há previsão de volumes altos de chuva, nesta quinta, nas regiões Central, na Metropolitana e Campos de Cima da Serra, além da faixa Oeste e Centro Sul, no Vale do Jacuí e do Rio Pardo.
No noroeste gaúcho, o tempo fica totalmente encoberto, com chuva a qualquer hora e acumulados concentrados entre o começo da manhã e o final da tarde.
Há risco de alagamentos e maiores transtornos devido ao alto volume de chuva.
Na sexta-feira (25), o sol volta a predominar na maior parte do Estado. Há previsão de pancadas isoladas de chuva apenas na Serra, no Litoral Norte, na Região Central e no Norte.