O boletim hidrometeorológico para setembro de 2024, divulgado pela Sala de Situação da SEMA RS e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, indica que a maioria das bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul deve registrar volumes de chuva abaixo da média histórica. As exceções incluem as bacias do Baixo Jacuí, parte do Camaquã, Litoral Médio, Guaíba, Gravataí, e Taquari-Antas, onde os volumes devem ficar dentro do esperado para o mês.
As temperaturas mínimas estão previstas para ficar dentro ou acima da média climatológica nas bacias do Quaraí, Ibicuí, Butuí-Icamaquã, Piratinim, Ijuí, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Alto Jacuí, Várzea, Passo Fundo, Apuaê-Inhandava, e Taquari-Antas. Nas demais bacias, espera-se que as mínimas fiquem abaixo do esperado. As máximas devem seguir um padrão semelhante, com temperaturas dentro ou acima da média nas bacias mencionadas, e abaixo da climatologia nas demais áreas do Estado.
A análise climática atualizada pelo IRI (International Research Institute for Climate and Society) aponta para um padrão de neutralidade nas águas superficiais do Oceano Pacífico Central até agosto, com possibilidade de resfriamento e desenvolvimento do fenômeno La Niña a partir de setembro, com uma probabilidade entre 65% e 70%. Isso sugere que as chuvas no Rio Grande do Sul continuarão irregulares nos próximos meses.