Os termômetros gaúchos vão despencar.
O Estado não vivenciou neste ano o frio intenso de modo generalizado. Entretanto, isso deve mudar a partir da próxima semana, incluindo a possibilidade de onda histórica de frio para esta época do ano.
Hora de tirar o casaco do guarda-roupa
De acordo com a Climatempo, as temperaturas caem já nesta sexta-feira (13). Em Cambará do Sul, a mínima será de 3ºC. As máximas, de modo geral, devem ficar entre 17ºC e 20ºC no Estado. Há risco de geada, especialmente nos Campos de Cima da Serra, mas com poucos danos para a agricultura.
Na próxima semana, especialmente a partir de terça-feira (17), as temperaturas devem ter uma queda mais brusca no Rio Grande do Sul. Ainda segundo a Climatempo, uma frente fria avança no fim de semana, acompanhada de um ciclone extratropical — que vai ficar parado por vários dias no oceano — e um por uma intensa massa de ar polar.
É essa massa de ar polar que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma significativa, provocando uma sensação de frio intenso em todo o Estado.
Possibilidade de recordes nos termômetros
Embora ainda seja cedo para cravar a previsão das temperaturas, praticamente todas as regiões do Estado podem ter mínimas abaixo dos 10º, incluindo temperaturas negativas. As máximas não chegam aos 20º. Há possibilidade de geada em todo estado, trazendo riscos a agricultura.
Risco de neve
Os ventos frios da massa de ar polar, juntamente com o ciclone no oceano espalham umidade sobre o continente. A junção do desta umidade com o frio cria -embora remota- possibilidade de neve nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul, na terça e quarta-feira da semana que vem.