FORÇA DO VALE 40 ANOS
Cali Schaffer

#CaliSchäffer | Rei Lear

“Não devias ter ficado velho antes de teres ficado sábio” (diz o Bobo ao Rei Lear, no final do primeiro ato, quando este começa a perceber que foi ludibriado pela bajulação de duas de suas três filhas).

Shakespeare é considerado um dos maiores escritores do mundo. Todos deveriam ler a sua obra, para aprender como deve ser levada a vida. Nessa peça, a que deu o título de Rei Lear, escrita por volta de 1605 e 1606 com base num conto popular do século XII, ele conta a história de um rei, já velho, que em razão da sua idade resolve abdicar do trono.

Ele chama suas três filhas e os maridos de duas delas com o objetivo de escolher, como sucessora, a que mais demostrasse seu amor por ele. A mais nova, menos falsa do que as outras duas, acaba dizendo certas verdades ao pai. Na realidade, pelo seu caráter, ela era a única digna de herdar o trono, mas por ser leal e verdadeira, foi descartada.

Decorrido algum tempo, o rei descobre que havia sido criada uma trama para matá-lo, trama esta que envolvia as duas filhas mais velhas e seus maridos. Então ele se dá conta do erro que cometeu contra sua filha Cordélia, aquela que lhe dizia as verdades que ele deveria ter escutado antes de decidir.

A peça se encaminha para um desfecho trágico, de sofrimento, traições, loucura, ingratidão e destruição, e evidencia, principalmente, o cuidado que se deve ter antes de se tomar uma decisão baseada tão somente na ingenuidade e na aparente confiança, da qual possa resultar um erro de enormes proporções.

O Rei Lear é um drama que coloca em evidência a ingenuidade, a moralidade, o amor, a ambição, a traição, todos envolvidos e decorrentes da decisão tomada de forma emocional por um pai, e o erro que cometeu ao decidir.

O final é triste, mas vale a pena conhecer o curso da tragédia. Os monólogos do rei são memoráveis, pois demonstram toda a sua tristeza pela traição das duas filhas mais velhas, e seu arrependimento pelo erro que cometeu, por ter desconsiderado a mais nova, a única que o amava verdadeiramente.
Definitivamente, Shakespeare é um gênio que merece ser lido sempre.

“Não devias ter ficado velho antes de teres ficado sábio”

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fale conosco!