Coluna da Mari

#ColunadaMari | Fomos surpreendidos pela dengue

Siga o FV no Instagram

Saúde

Após duas semanas sem escrever, retorno hoje, ainda debilitada. Nos últimos dias, me afastei por motivos de saúde. Foram duas longas semanas de idas e vindas a consultórios médicos, laboratório e internação hospitalar. Eu e alguns familiares fomos surpreendidos pela dengue, confesso que dentre todas as doenças que já tive, essa foi a pior de todas. Foram oito dias que passei praticamente deitada, com muitas dores e enjoos. Aos poucos estou retornando ao trabalho, mas confesso que a recuperação não está sendo nada fácil.

Saúde II

Segunda-feira foi a última vez que estive no hospital e quero deixar aqui o meu relato. Entrei para atendimento por volta das 13 horas, e chegando lá me deparei com uma cena que não havia visto nem durante a pandemia de Covid-19. Salas de observação lotadas, recepção do pronto socorro também, muita gente debilitada e com muitas dores, necessitando de atendimento imediato. Médicos e enfermeiros se virando nos 30 para atender a todos. Porque apesar da alta dos casos de dengue, as urgências e emergências também não param.

Saúde III

Preciso deixar registrado o meu agradecimento aos profissionais do HBST pelo ótimo atendimento prestado a mim e aos demais pacientes. Obrigada pela dedicação e empenho para que todos recebam um atendimento humanizado e igualitário. Vocês, mais uma vez, merecem todo o nosso reconhecimento.

Saúde IV

É preciso lembrar também do ótimo trabalho que vem sendo realizado pela Administração Municipal de Encantado no combate ao mosquito. Mas confesso que punições mais rígidas devem ser implantadas a partir de agora por parte do Poder Público, principalmente para donos de terrenos baldios e munícipes inconsequentes que, por relaxamento, deixam seus pátios virarem uma imundície, aumentando a proliferação de diversos tipos de animais peçonhentos, e que causam inúmeras doenças a população.

Ouvidoria

Aproveitando que o assunto dos últimos dias é saúde pública, em contato com a Ouvidoria Municipal solicitei as demandas recebidas entre janeiro a 09 de março de 2023 apenas da Secretaria Municipal da Saúde Meio Ambiente e Assistência Social (SMAAS). Até a data, 147 demandas foram registradas e protocoladas, recebidas através de todos os canais disponibilizados, (fone/WhatsApp, 0800, chat boot, Fala.BR, site, e-mail, presencial), dentre elas estão: Solicitações, Reclamações, Denúncias, SIC, Sugestões, Elogios, Comunicação. Destas, 49 já foram atendidas/executas, e/ou retornadas de forma conclusiva para o manifestante. Também solicitei detalhadamente quantos registros cada departamento recebeu, sendo que foram 47 sobre a Secretaria da Saúde, 4 demandas CAPS/CRAS e 96 do Meio Ambiente.

Ouvidoria II

Os dados referente ao CAPS e CRAS surpreenderam positivamente, acredito que a baixa demanda de reclamações se deve aos nomes escolhidos pelo Prefeito Jonas para a coordenação dos órgãos. Já o atendimento no Departamento do Meio Ambiente é algo que precisa ser revisto urgentemente pela Administração Municipal, afinal, em menos de 3 meses, quase 100 demandas é um número que preocupa.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!