#ColunaDaMari | Feliz Ano Novo

FELIZ ANO NOVO
Depois de duas semanas off, retorno com muita alegria e gratidão a cada leitor deste espaço e desejo a todos um ano muito produtivo e cheio de coisas boas para todos nós. Torço também para que, após esse feriadão prolongado, possamos desacelerar um pouco. Afinal, o ano de 2025, pelo menos para mim, foi o mais rápido e estressante da história. Que, neste novo ano, possamos relaxar um pouco mais, para repensar certas atitudes que impactam não apenas a nossa vida, mas a de todos ao nosso redor.
REPÚDIO
Não posso deixar de expressar meu repúdio e indignação pelo fato ocorrido em nossa Igreja. Além de ser o cartão-postal do nosso município, é um lugar sagrado e que merece todo o nosso respeito. Confesso que jamais poderia imaginar que, em meio à nossa população, pudesse existir alguém capaz de cometer um ato desses. Estando em sã consciência ou não, a depredação da Igreja Matriz precisa ser investigada, e os culpados, punidos.
CASO BRAD PITT
Sobre os perigos das redes sociais e o “emburrecimento” da população mundial na era digital, vocês já cansaram de me ouvir falar. Mas não posso deixar de escrever sobre o “caso Brad Pitt”, que mais uma vez acende o alerta para a discussão sobre os perigos do uso da Inteligência Artificial e da desinformação em massa que a internet nos trouxe. Tenho a convicta certeza de que o descrédito associado aos veículos de comunicação em nosso país agrava ainda mais a nossa situação do que em qualquer outro lugar do mundo. Antigamente, antes de ter certeza sobre alguma coisa, recorríamos aos portais dos veículos de comunicação para nos certificarmos dos fatos, o que hoje já não acontece mais. Independentemente de ser imprensa A ou B, hoje as pessoas não dão bola nem para os alertas feitos pelas autoridades em veículos oficiais. Mas basta receber um texto, foto ou vídeo no WhatsApp, repassado por “sua bolha”, para aquilo virar realidade absoluta. Não é à toa que, a cada dia, surgem mais e mais golpes por aí. Confesso que, sendo brincadeira ou não, o “casamento da gaúcha com o Brad Pitt” e fotos como essas demonstram que a nossa população está cada dia mais adoecida. Eu já tinha perdido a fé na humanidade em julho de 2025, quando se noticiava que pessoas haviam passado mal em filas para comprar o “tal morango do amor”, que virou febre nas redes sociais e, por sinal, desapareceu tão rápido que nem sequer cheguei a provar. São fatos como esses que me fazem refletir até onde o ser humano é capaz de chegar para alimentar o seu ego. Basta abrir as redes sociais para encontrarmos diversos atletas, filósofos, escritores, cientistas, politizados, doutores dos mais variados ramos, milionários, famílias perfeitas… mesmo sabendo que, por trás das postagens, apenas 1% de tudo aquilo é verdade. Não precisamos provar para ninguém que somos mais amados, melhores, mais rápidos ou mais inteligentes do que o nosso semelhante. Basta respeitar e tratar cada pessoa como gostaríamos de ser tratados. Esse, sim, é o melhor caminho para a evolução da humanidade. Porque, se continuarmos assim… “daqui pra frente, é só pra trás”! Bem-vindo, 2026!






