#ComigoPorAí nos casarões de Sobradinho
A rota dos Casarões, localizada em Campestre, no interior de Sobradinho – RS, é local típico de colonização italiana. O ponto alto é a beleza da região e o resgate da herança cultural dos imigrantes italianos oriundo da região do Vêneto, norte da Itália. Esta rota resgata e valoriza os aspectos da cultura trazida por aqueles que chegaram no começo do Século XX e também se torna uma alternativa de renda para as famílias locais.
No passeio, além de ver os casarões onde viveram colonizadores e ainda vivem famílias de descendentes de imigrantes italianos, os visitantes podem andar de carroça, tirar água do poço e degustar produtos coloniais como vinhos, queijos, salames e biscoitos caseiros. O roteiro conta com cinco casarões, uma igreja e uma cantina de degustação de vinho na localidade de Campestre, a poucos quilômetros de distância do centro Sobradinho. Os casarões são propriedades particulares e recebem visitação de grupos de pessoas, mediante agendamentos.
Casarão dos Cella
Construção de 1900, feita com pedras e tijolos artesanais, unidos com barro. No interior da casa podem era observados utensílios que eram utilizados pelos imigrantes italianos. No porão está a cantina com vinho colonial, queijo e salame para degustação.
Casarão Francisco Puntel
Construído em 1915. No local, encontra-se o Museu da tia Helena. Sementes Cereta
Conta com uma cantina de degustação de vinho e bolo de feijão. Capela La Consolata. Inaugurada em 1919.
Casarão Raminelli
Foi construído por Paulo Valentim Puntel e Mariana Puntel em 1992. Oferece aos visitantes café colonial, ao som de um coral cantando músicas italianas. O casarão conta ainda com venda de produtos coloniais. O visitante pode também andar de carroça.
Casarão da Família Lago
De 1919 a propriedade tem horta e jardins com flores e hortaliças que podem ser adquiridas pelos visitantes.