#Flores.Ser | Janeiro Branco
Bem na viradinha desse ano, fiz várias promessas que nunca vou cumprir, quem nunca?
Ano novo, vida nova e infelizmente velhos hábitos.
Todo mês de janeiro, minha irmã Raquel, me da a mesma missão, escrever sobre o Janeiro Branco e a importância de olhar para a Saúde Mental como Prevenção.
Se você quiser saber mais sobre esta campanha que ganhou meu coração, basta entrar no site www.janeirobranco.com.br, que tem várias informações e materiais de forma gratuita, mas vou te pedir um favor, entra só depois de ler esse texto, afinal fiz ele com muito carinho para ti.
O mês de janeiro tem um apelo de muitas mudanças, a gente sai cansado do dezembro e parece que tudo fica melhor em janeiro, o novo ano parece que vem com infinitas possibilidades e realizações e com esperança.
Voltando para as promessas nunca realizáveis que fazemos na virada do ano, que geralmente deixam o nosso dezembro com um tempero de decepção, resolvi aproveitar o espaço da coluna, para falar um pouco de como podemos olhar e compreender melhor nossas emoções, buscando nossa saúde mental (sim, Janeiro Branco é a campanha que fala sobre a importância e o cuidado com a saúde mental).
Com o passar dos janeiros, as dores da idade acabam vindo junto e como quero passar por muitos janeiros, resolvi parar e pensar em como eu poderia cuidar de mim para viver melhor, ao invés de ficar reclamando da vida.
Quem me conhece de perto, sabe que sou um leitor avido e muito curioso, e numa dessas tardes chuvosas, com um café bem gostoso, inventei de dividir características importantes para ter um janeiro e um ano todo, muito melhor.
Pensei na minha saúde e comecei a imaginar o que eu poderia fazer, com cada dificuldade que eu já tinha enfrentado e avaliando as que ainda virão.
Divido com você, o conceito que alguns pesquisadores vêm trabalhando para uma saúde integral, eles dividem em 8 áreas, algo que eu achei genial. As 8 saúdes são: Saúde Física, Saúde Espiritual, Saúde Profissional, Saúde Intelectual, Saúde Financeira, Saúde Familiar, Saúde Social e Saúde Ecológica.
Vou te convidar a parar um pouquinho e refletir como estão essas saúdes nesse universo completo que é você, pois para podermos ter saúde (saudável), estes 8 aspectos precisam estar equilibrados, essa seria nossa busca da saúde integral, também como cuidado em saúde mental.
De que adianta ter uma plena saúde física, se teu contato com Deus (ou qualquer outra crença que tu tenhas) te mantém afastado da busca por virtudes e uma paz de espírito?, e para paz de espírito temos que ter saúde financeira, pois sem dinheiro no bolso, não consigo buscar coisas novas para colocar na minha vida, e também, se eu só focar em trabalho, acabo negligenciando a minha saúde familiar e social.
Essa teoria, por mais que nos fragmente em oito partes, auxilia para direcionar a nossa vida com mais equilíbrio.
E aí, como andam as tuas saúdes? Te desejo um ano com todas equilibradas.