FORÇA DO VALE 40 ANOS
Flores.Ser

#Flores.Ser | Ter para ser?

Vou começar com uma bela história. Fala sobre Rabia, uma mística sufi.
Uma noite, as pessoas a encontraram sentada no meio da rua procurando alguma coisa. Então os vizinhos perguntaram: “Rabia, o que você está procurando?”
Ela respondeu: “Essa pergunta é irrelevante, estou simplesmente procurando. Se puderem me ajudar, me ajudem.”
Eles riram e disseram, “Rabia, você está louca? Se não soubermos o que você está procurando, como podemos ajudar? Rabia disse, “Ok. Só para satisfazer sua curiosidade, vou dizer que estou procurando a minha agulha.” Eles começaram a ajuda-la mas rapidamente perceberam que a rua era larga e a agulha era muito pequena.
Portanto, eles falaram: “Por favor, diga-nos onde você a perdeu. Do contrário será muito difícil ajuda-la.” Rabia disse, “Tudo bem. Para satisfazer a sua curiosidade vou dizer que perdi na minha casa.” “Então por que está procurando aqui?”, perguntaram. Rabia respondeu: “Porque aqui tem luz, lá dentro não.”
O senso comum diz que se você tiver dinheiro, quando for rico, quando possuir uma bela casa, família, carreira, quando for respeitado, então você será feliz. O mundo te ensina a olhar para fora e assim, seu interior vai ficando cada vez mais escuro. Você pergunta: qual meu lugar no mundo? E essa pergunta não te leva a nenhuma resposta. Você não conquista nada além de um senso de vazio que dia após dia toma conta de sua vida. O tal vazio existencial.
Mas para os místicos é totalmente diferente. Eles dizem: primeiro encontrem o que está dentro de você, primeiro encontre o reino dos céus. Primeiro seja feliz, depois vá para o mundo, pois se você encontrar os tesouros dentro de você, então ninguém poderá tirar de ti. Você se tornou a própria felicidade, a própria realização de viver e assim tudo o que você faz e tudo o que você tem carrega essa qualidade, essa energia. Não é uma questão de ter para ser, é uma qualidade de Ser Feliz sem depender de nada.
A felicidade que você tem através das coisas é efêmera, é momentânea. Passa como um piscar de olhos, fazendo com que tenhamos que continuar buscando por mais e mais, tendo que ter mais e mais para poder assim ser feliz. Se a sua felicidade depender das coisas então você não entendeu o sentido da vida. Você se torna escravo dos teus desejos e dos acontecimentos. Quando ocorre o que quero fico feliz, quando não ocorre imediatamente me torno infeliz. Tenho que lutar para conquistar, tenho que controlar para manter, tenho medo de perder. Tenho que fazer com que todas as coisas saiam como o planejado, caso contrário toda a minha felicidade será perdida. Você vê a ansiedade que permeia tudo isso? E se existe todo esse sofrimento, pode aqui existir a verdadeira felicidade?
É fundamental que você saiba o que está buscando e é fundamental que você saiba onde está o que você está buscando. Sua busca pode ser louvável, mas se você buscar os valores que dão sentido a sua vida do lado de fora você se perceberá tão perdido quanto aquele que não sabe o que quer. O mundo é vasto e a vida é muito curta.

Eduardo Finkler, Terapeuta

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fale conosco!