#PaginaTrês | Está chegando a Visual Saúde

Sete limites do planeta já foram rompidos
O planeta ultrapassou sete dos nove chamados “limites planetários”, parâmetros científicos que medem até que ponto os ecossistemas conseguem se manter estáveis e sustentáveis. A constatação é do Instituto Potsdam para Pesquisa sobre o Impacto Climático (PIK), da Alemanha, que divulgou na quarta-feira (24) seu relatório anual de monitoramento global.
A novidade no levantamento de 2025 é que a acidificação dos oceanos passou a integrar a lista de fronteiras já rompidas. Segundo os cientistas, o nível de acidez marinha atingiu um patamar incompatível com a manutenção de ecossistemas equilibrados, colocando em risco a vida marinha e atividades humanas ligadas à pesca e ao extrativismo.
Os pesquisadores explicam que o problema está diretamente relacionado à contínua emissão de dióxido de carbono (CO2) resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural. Essa queda da resiliência dos ecossistemas pode levar a colapsos irreversíveis. “A novidade é que o dióxido de carbono (CO2), um poluente do clima e principal subproduto da queima de combustíveis, está causando uma acidificação dos oceanos em cerca de 0,1, o que corresponde a um aumento de acidez entre 30% e 40%. O impacto é profundo: “O desaparecimento progressivo desses organismos pode alterar toda a cadeia alimentar marinha”, aponta o estudo.
O que já foi ultrapassado
Com a inclusão da acidificação dos oceanos, o planeta soma sete limites ambientais superados:
-
Alterações climáticas;
-
Desmatamento;
-
Perda de biodiversidade;
-
Poluição por produtos químicos sintéticos (inclusive plásticos);
-
Escassez de água doce;
-
Desequilíbrio no ciclo do nitrogênio (causado por fertilizantes);
-
Acidificação dos oceanos.
Para os pesquisadores, a superação desses limites significa que o planeta já não consegue garantir condições ambientais estáveis, aumentando a probabilidade de catástrofes ambientais globais.
Apesar do cenário preocupante, eles afirmam que ainda é possível reverter parte dos danos se houver redução rápida das emissões de gases de efeito estufa e maior proteção aos ecossistemas.
Assinante do Força tem presente extra no dia 3 de outubro. Está chegando a Visual Saúde
Na próxima sexta-feira, 3 de outubro, vai circular uma edição especial da revista Visual Saúde em um suplemento muito importante. Ela chega no momento de comemoração aos 80 anos do Hospital Beneficente Santa Terezinha para mostrar o potencial de Encantado e região no setor da saúde sabendo histórias que marcaram essa trajetória, do primeiro médico e por muitos anos apenas seis, aos mais de 90 que atendem em Encantado. Vai conhecer um pouco mais do trabalho de especialistas que atuam por aqui.
“É sem dúvida um resgate histórico que mostra acima de tudo, a força desta comunidade!”
2ª Vara tem nova Juíza
Na tarde da última sexta-feira, dia 19, ocorreu a cerimônia de apresentação da nova Juíza de Direito Substituta da Comarca de Encantado. A magistrada Dra. Marcela Rosa da Silva assumirá suas funções na 2ª Vara Judicial, reforçando a estrutura e o trabalho do Poder Judiciário na região.
O ato contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Cris Costa, que destacou a nova juíza, e a expectativa de fortalecimento do Poder Judiciário.
A nova magistrada é graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui experiência profissional na magistratura adquirida em outras comarcas do Estado.

Presidente da câmara Cris Costa e
Juíza Vanessa Azevedo Bento