FORÇA DO VALE 40 ANOS
Coluna do Perondi

#NolimarPerondi | Nessa retomada da coluna de 2024 quero renovar a proposta deste espaço

Novo

Não sou aquela pessoa agarrada a conceitos já definidos para dar segmento à vida, porém isso não significa que é preciso transgredir leis ou costumes. Tento viver de forma prática, objetiva, me livrando o máximo que consigo de preconceitos na expectativa de contribuir para um mundo mais igualitário e justo. Penso que isso só acontece com a maturidade. E maturidade, na minha avaliação, nunca foi e jamais será equiparada a velhice. Prefiro sempre valorizar o Ser, sem ser hipócrita acreditando que o dinheiro não tem a sua importância, porém também acredito que o Ter não deve ser uma alavanca para a soberba e arrogância. O dinheiro, por ele próprio, não faz um cidadão melhor ou mais inteligente. A passagem pela vida deveria ser uma oportunidade para deixar boas marcas de solidariedade, compaixão e compreensão. Como a canção do Legião Urbana quando parafraseou o apóstolo Paulo : “Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem o amor eu nada seria”. Neste início de ano, além de desejar tudo de melhor a todos, quero começar trazendo um texto que pego ‘emprestado’ do site “Vida Simples”. Também não se trata de uma intromissão no espaço da Coluna “Flores.Ser” da colega Raquel Cadore, que sempre aborda assuntos de crescimento e transformação pessoal. Transcrevo parte da “Beleza por trás dos ciclos que se encerram” no intuito de auxiliar para que sua vida não seja morna no novo ano. Como sabem, ou deveriam saber, “Deus vomitará os mornos”.

Pense

A vida é feita de ciclos e etapas que ao concluírem, encerram-se e deste ponto em diante não há mais espaço pra crescer; e mesmo que não tenha como resistir ao fluxo da vida, permanecemos seres apegados. Somos apegados aos nossos padrões e hábitos, mesmo que não haja uma gota sequer de vida nestas ações já involuntárias e automáticas. Tememos o novo mesmo que já não caibamos mais nas velhas caixas e padrões. Elas vão ficando apertadas ao passo que expandimos. Trocar de pele não é uma escolha, é necessidade e sobrevivência, é movimento, é a própria energia da vida pedindo passagem, é renovação. Trocar de pele é permitir-se mudar de opinião, de olhar, de jeito, de tom, de som, de voz, de valores, de tribo, de desejos, de hábitos, de necessidades… é deixar ir a pele que contém toda a percepção de mundo que você tinha. Deixar pra trás velhos conceitos, preconceitos, pontos de vistas, opiniões, sonhos, desejos e necessidades que não cabem mais no seu novo mundo interior gigante. É deixar pra traz a superficialidade e tudo o que é CASCA. Diferente do que muitos pensam a mudança não implica em perda ou renúncia de qualquer coisa na forma. Ao trocar de pele você não necessariamente está abandonando nada nem ninguém, mas sim o significado e o valor que essas coisas têm pra você que te impediam de crescer, pois o que é verdadeiro, divino e essencial em todas as coisas permanecerá intacto, inabalável e seguro, da mesma forma que a cobra permanecerá viva e renovada a cada troca de pele, assim será com você e tudo a sua volta. Um novo mundo, mais coerente, amoroso e íntegro se abrirá junto com novos conceitos, novos significados, novos desejos e novas manifestações e conquistas ao passo que você permitir que o seu brilho interior mais fresco, criativo, luminoso e vivo venha à tona. Trocar de pele é preciso!

Objetivo

Nessa retomada da coluna de 2024 quero renovar a proposta deste espaço. Rebuscando meus guardados encontrei a matéria de maio de 2003 que me anunciava como o novo colunista do Jornal Força do Vale, então, vejam só, são mais de 20 anos ocupando este espaço. Naquele momento a entrevista informava a área que mais tinha preferência de atuar e eu respondi assim: “A discussão sobre os temas e fatos que afetam diretamente as pessoas é o que mais me agrada no jornalismo e temos esta responsabilidade, quando atuamos em veículos que são os condutores da informação”. A análise sobre a política sempre foi e deverá ser o assunto de destaque da coluna por ser esta a área que mais afeta as pessoas. Sei que tem muita gente que não gosta de política, para estas eu transcrevo as sabias palavras de Platão: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”.

Eleição

Na última sessão do ano de 2023 a Câmara de Vereadores de Encantado elegeu a nova Mesa Diretora para o ano de 2024. Para quem acompanha poucas surpresas, se manteve o acordo entre grande parte do PP e o PSDB, quase o mesmo que conduziu Sander Bertozzi do PP para a presidência em 2023. Desta vez quem assume a presidência é Sandra Vian Buffon do PSDSB, Diego Pretto do PP como vice e secretário Valdecir Cardoso também do PP e segundo secretário Cris Costa do PSDB.

Oposição

Como chapa de oposição teve Marino Deves do PP, vice Duda do Taxi do MDB, primeiro secretário Valdecir Gonzatti MDB e segundo Secretário Andressa de Souza MDB. Esta chapa perdeu por 6 a 5.

Desdobramentos

Sim você não leu errado. Marino Deves do PP compôs uma chapa junto com o MDB para concorrer contra o PSDB e mais três vereadores do PP. Quando foi a tribuna Marino Deves deixou muito claro seu descontentamento com seus colegas de partido: “ Nesses quatro anos tivemos duas candidaturas do Partido Progressista, as quais eu, vereador Marino, votei. Vereador Sander Bertozzi por uma oportunidade e Valdecir Cardoso em outra oportunidade. E lamentavelmente não tive a confiança por parte dos meus colegas para o exercício dessa presidência. Sempre fui coerente e leal com o meu partido coisa que meus colegas não foram comigo nessa oportunidade… Não me sinto derrotado, derrotado sim saiu o PP desse momento, até porque as derrotas são momentâneas, são episódicas e trazem ensinamentos e também, via de regra, elas trazem desdobramentos, as vezes irrecuperáveis”.

Direto

Mesmo não citando nomes o vereador Marino Deves também dirigiu sua crítica ao vereador Sander Bertozzi companheiro de bancada: “Não participei pessoalmente de acordo algum que tenha sido feito, embora tenha votado no vereador colega não participo desse tipo de acordo porque ele é contra as determinações do Partido Progressista… jamais na política interesses pessoais podem se sobrepor aos interesses eleitorais do partido”.

Constrangimento

Os vereadores do PP que usaram a tribuna depois do vereador Marino apenas fizeram considerações gerais sobre a eleição, do tipo ‘passando pano’. O que ficou nítido e claro foi o constrangimento. Tenho a impressão que a permanência do vereador Marino Deves no PP fica insustentável depois deste fato, tanto é que o vereador Valdecir Gonzatti convidou publicamente o Marino para se integrar ao MDB.

Nada Diferente

Sabe daquela frase do Barão de Itararé: “De onde menos se espera, daí que não sai nada”. Pois é, continua atualíssima. O Roberto Salton que foi eleito vereador na coligação junto com o PSDB votou contra a chapa encabeçada pela Sandra Vian Buffon. Votou na chapa de oposição. Notem bem, o PDT tem uma secretaria na administração e outros filiados em cargos comissionados. Simplesmente votou contra. Ao que se sabe o posicionamento do vereador também causou constrangimentos dos partidários que estão em cargos públicos na administração. Na verdade, é o PDT sendo o PDT. Já fez antes, fez agora e ao que tudo indica fará de novo, esteja com quem estiver.

Mudança

O secretário de Obras da prefeitura de Encantado, Ivanor Daltoé, criou recentemente o União Brasil, do qual está presidente. Ivanor informou nessa semana que já conseguiu R$ 1 milhão para a área da saúde com o deputado federal do seu partido Luiz Carlos Busato. Também informou que conseguiu do secretário estadual Carlos Rafael Mallmann a pavimentação da Linha Argola até o pesque-pague da Linha Anita. Na questão política da conta que o novo partido terá em torno de 12 candidatos.

Cenário

Talvez seja cedo, mas acredito que a Câmara de Vereadores de Encantado terá a maior sucessão de toda a sua história. Eleições serão assunto para o ano.

Turismo

O vereador Cris Costa assumiu esta semana a secretaria de turismo de Encantado. Terá pela frente uma tarefa importante que é dar mais visibilidade ao município em busca de turistas para que venham conhecer não somente o Cristo Protetor, mas todos os pontos turísticos que estão em rotas ou fora delas. Caso queira ser novamente candidato a vereador terá que se desincompatibilizar do cargo em abril, sendo assim terá pouco tempo para demonstra seu potencial na secretaria. Mesmo assim acredito que será mais dinâmico que seu antecessor.

Frase

“O melhor do ano novo são os velhos amigos”. – Vitor, no grupo Jacaré e Xurupita

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!