#PáginaTrês | Enchente fecha postos de trabalho na região e industria é o setor mais atingido
Números da região vão na contramão do resultado estadual. Indústria, o setor que mais emprega, também é que mais demitiu
O mercado de trabalho formal no Rio Grande do Sul criou 1.267 novas vagas no mês de setembro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado é o saldo entre as 104.420 contratações e as 103.153 demissões em vagas de trabalho com carteira assinada.
Já nas cidades de Doutor Ricardo, Encantado, Muçum, Relvado e Roca Sales, um total de 736 postos de trabalho foram encerrados em setembro, período marcado pela catástrofe das cheias e que as demissões superaram as contratações, resultando em um saldo negativo de 382 nas vagas com carteira assinada de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na última segunda-feira (30/10).
O setor industrial foi o mais afetado, com a criação de 143 vagas, enquanto 425 postos de trabalho foram fechados, resultando em um déficit de 282 vagas. No segundo lugar, o setor de serviços criou 98 novas vagas, mas 136 postos de trabalho foram encerrados, tendo diminuição de 38 vagas.
No setor de comércio, apesar da criação de 78 empregos, houve o encerramento de 97, resultando em um saldo negativo de 19 vagas. A construção e o agronegócio também sentiram o impacto, desligando 18 e 60 trabalhadores, respectivamente.
CTG Giuseppe Garibaldi participa do Desafio Farroupilha
Depois de uma pausa em 2022, o Desafio Farroupilha, reality de danças tradicionais gaúchas na RBS TV, está de volta para prestar uma homenagem aos heróis que auxiliaram nos resgates de vítimas e que ainda trabalham na reconstrução das cidades atingidas pelo ciclone no Vale do Taquari. A apresentação é da dupla César Oliveira & Rogério Melo.
A invernada adulta do CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado, foi escolhida para preparar uma “dança de gratidão” em nome de todo o vale, para agradecer aos voluntários que estão fazendo a diferença para centenas de famílias que perderam tudo na enchente.
Alguns dançarinos da entidade sentiram na pele o desafio de retomar a rotina após a catástrofe: também foram atingidos pela cheia do Rio Taquari e chegaram a pensar em desistir de seguir no sonho de buscar uma vaga no Enart, objetivo que acabaram por atingir.
-A gente tinha que decidir se a gente continua com os ensaios do sonho do Enart, sabendo que nós tínhamos dançarinos que nem estavam em casa ainda, não tinham como voltar para as suas casas, afirma Adriane Zanotelli, patroa do CTG Giuseppe Garibaldi.
Para ela, o anúncio de que o grupo foi o escolhido para o reality, feito aos dançarinos ainda em setembro, foi um incentivo a mais para seguir na caminhada.
As gravações se concentram em Roca Sales, Muçum e Encantado. Para buscar inspiração, os dançarinos do CTG terão de coletar histórias de superação e solidariedade nas três cidades. A partir dessas histórias, o compositor João Lucas Joca Cirne vai preparar uma música, que será interpretada por César e Rogério.
Em sua 9ª temporada, o “Desafio Farroupilha, Heróis!” ganhou três reforços para se unir ao coordenador artístico do especial, Juarez Paiva, na montagem da “dança da gratidão”: a professora de música Cristina Sorrentino e os coreógrafos Ederson Vergara, de Pelotas e Gilmar Caetano Rocha, de Santiago.
Em cinco capítulos, a estreia está prevista pra a segunda quinzena de novembro.
Tucanos participam de eleição do novo diretório estadual do PSDB
O PSDB do Rio Grande Do Sul elegeu o novo diretório estadual no último domingo (29), com destaque para a igualdade de gênero na composição.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, assumiu a liderança do partido. Entre os membros há três tucanos de Encantado: O prefeito Jonas Calvi, e os vereadores Cris Costa e Sandra Vian.