A pedido do governo do Estado, o Exército brasileiro distribuiu, nesta quinta-feira (25), uma nova remessa de medicamentos do kit intubação, como anestésicos e bloqueadores neuromusculares necessários para o tratamento de pacientes em UTI e em Unidades Respiratórias.
Foram encaminhados 45.820 ampolas de morfinas, 7.500 de norepinefrina e 1.875 de lidocaína a 72 hospitais gaúchos que relataram estoques críticos desses remédios em levantamento semanal da Secretaria da Saúde (SES). Esse acompanhamento visa evitar a escassez que os hospitais sofreram em junho de 2020.
A logística é realizada pelo 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita. O Ministério da Saúde enviou a remessa de morfina, que será suficiente para suprir 40 dias de consumo, e os outros dois medicamentos foram comprados pelo governo do RS.
Em condições normais, a responsabilidade pela compra de fármacos é das instituições hospitalares. Contudo, frente à dificuldade de aquisição e ao aumento da demanda, o governo estadual e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los, conforme o estoque dos hospitais que prestam atendimento pelo SUS.