No fim desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Encantado divulgou o boletim Covid-19, com as informações atualizadas sobre a pandemia no Município. No dia de hoje, foram realizados 84 atendimentos no Posto Central e 33 coletas para análise. No momento, há 146 testes de Covid aguardando resultado.
Além disso, há 144 casos ativos na cidade. Das 1925 pessoas que testaram positivo para o vírus, 1748 já se recuperaram da doença e 33 vieram à óbito.
Na semana passada, foi registrada mais de 1 morte por dia no Município. Foram 9 óbitos contabilizados entre os dias 8 e 14 de março.
Esses são os últimos dados disponibilizados pelo HBST:
UTI Covid continua lotada
- 5 Encantado
- 2 Roca Sales
- 1 Vespasiano Corrêa
- 1 Muçum
Internações na Unidade Respiratória
- 11 Encantado
VACINÔMETRO
No sábado (13), 240 idosos de mais de 85 anos, que se vacinaram dia 13 de fevereiro, receberam a segunda e última dose do imunizante da CoronaVac.
Nesta segunda-feira (15), iniciou a imunização de indivíduos acima de 77 anos. Hoje, foi vacinado quem estava na faixa etária dos 79; amanhã, terça-feira, serão os de 78; e na quarta, os de 77. Na quinta, as doses que restarem servirão para quem tiver entre 77 e 79 anos e for ao Posto receber a aplicação.
Bandeira Preta permanecerá no início de abril
O governador Eduardo Leite afirmou que o Estado provavelmente começará o mês de abril ainda em bandeira preta. De acordo com Leite, até o fim de março os indicadores continuarão subido e a partir de abril começaremos a perceber uma queda. “A análise dos indicadores não vai indicar simplesmente que a bandeira preta estará (em vigor) na semana que vem. Estará por algumas semanas, porque o sistema hospitalar está totalmente tomado de demanda por coronavírus.”
“O número de pacientes confirmados com a doença em UTIs era de 800 há um mês. Agora, são 2,5 mil. É uma pressão muito forte. Isso vai significar que o Estado entre provavelmente o mês de abril com bandeiras pretas”, disse Leite em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
O que o governo estuda é retomar, na próxima semana, a cogestão. Neste modelo, as prefeituras e associações regionais podem adotar regras menos restritivas. “Significa termos, na semana que vem, uma possível retomada de atividades, mas com restrições bastante fortes. Além disso, está mantido até o final de março, pelo menos, nossa restrição geral de atividades às 20h (até as 5h). Possivelmente, estenderemos isso aos fins de semana como forma de reduzir a circulação de pessoas”, afirmou.
Contudo, o governador alerta que a cogestão poderá ser suspensa a qualquer momento: “O Estado está sempre sob estado de alerta para ver a forma como é utilizada esta liberdade para restrições menores. Se não houver engajamento e processo de fiscalização para garantir que medidas restritivas sejam cumpridas, a suspensão da cogestão pode ser exigida a qualquer momento (…). Fiscalizar não é uma opção, é uma obrigação.”