Destaques

Acervo do Museu Brasileiro da Suinocultura será apresentado na Câmara de Encantado

Com 32 mil peças, conjunto doado à Dália Alimentos é o 2º maior do mundo e dará origem ao MUBS, museu dedicado à história da suinocultura no país.

Na próxima segunda-feira, 1º de setembro, às 19h, a Câmara de Vereadores de Encantado receberá a apresentação oficial do acervo que dará origem ao Museu Brasileiro da Suinocultura (MUBS). A coleção, composta por 32 mil peças, foi doada à Dália Alimentos e já é considerada o segundo maior acervo do mundo relacionado ao tema.

O material que compõe o acervo inclui objetos históricos, equipamentos, fotografias, publicações técnicas e registros sobre a evolução da criação de suínos no Brasil, desde os primeiros registros da domesticação até o processamento e uso da carne na indústria moderna. O futuro museu promete oferecer um panorama amplo sobre a importância da suinocultura para a cultura, economia e desenvolvimento do país.

Para o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, o MUBS representa uma homenagem ao espírito empreendedor do município.

“A construção do MUBS em Encantado é uma homenagem ao espírito e à coragem daqueles que acreditaram e continuam acreditando em nosso município. Essa coragem e esse espírito fazem parte do nosso DNA e nos inspiram diariamente quando planejamos o futuro e realizamos grandes projetos, como o nosso Cristo Protetor”, declarou.

O presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, também ressaltou o valor simbólico e econômico do museu.

“O MUBS representa a continuidade da obra dos destemidos, que impulsionaram a suinocultura na região. Essa atividade sempre desempenhou – e continua desempenhando – um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico de muitas famílias, gerando empregos, impostos e desenvolvimento, pilares que sustentam o progresso de nosso país”, afirmou.

A apresentação na Câmara será aberta ao público, que poderá conhecer parte do acervo e compreender o impacto da suinocultura no Vale do Taquari e em outras regiões produtoras do Brasil. Além das peças físicas, o museu contará com painéis explicativos e conteúdos educativos voltados à preservação da memória produtiva rural e à valorização da agroindústria brasileira.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!