FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesPrevisão do Tempo

ALERTA: RS será um dos lugares mais quentes do mundo nesta segunda; temperatura do solo chega a 50ºC

MetSul Meteorologia

O Rio Grande do Sul vai estar entre os locais mais quentes do mundo neste começo de semana. A temperatura máxima oficial do estado atingiu 39,8ºC em Quaraí ontem, passará dos 40ºC hoje e novamente vai superar a marca dos 40ºC na tarde desta segunda-feira, que será o dia de maior temperatura neste verão em diversas cidades.

O mapa da Universidade do Maine (EUA), com base em dados do modelo norte-americano GFS, mostra a média das máximas de três dias entre ontem e amanhã no planeta. As três regiões de maior temperatura são a Austrália, a África subsaariana e uma zona que compreende o Centro e o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

 

Calor muito intenso nesta época do ano na Austrália é bastante comum, afinal o país tem uma grande área desértica. Nas últimas 24 horas, das cinco maiores máximas no mundo em estações oficiais todas se registraram no território australiano com pico de 43,2ºC no aeroporto de Roesbourne, estado da Austrália Ocidental.

 

Uma grande massa de ar quente cobre neste momento as latitudes médias da América do Sul e é responsável pelo calor muito intenso que ocorre no Centro e no Nordeste da Argentina, além do Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Desde o primeiro dia deste mês, as máximas na cidade gaúcha de Quaraí, na fronteira com o Uruguai e não muito distante da Argentina, tem sido extremamente altas. Isso depois de um janeiro muito quente que registrou cinco dias em que as máximas oficiais na região bateram na casa de 40ºC.

A temperatura em estações oficiais até o momento atingiu 40ºC em dois dias de fevereiro no Rio Grande do Sul. No dia 1º, a máxima de Uruguaiana foi de 40,0ºC. O dia mais quente até agora no mês foi o dia 8 com 40,7ºC em Quaraí, 40,5ºC em São Luiz Gonzaga, 40,2ºC em São Borja e 40,0ºC em Uruguaiana. O município de Quaraí anotou desde 1º de fevereiro até o dia 11 máximas, respectivamente, de 38,7ºC; 37,2ºC; 31,2ºC; 30,3ºC; 33,7ºC; 36,7ºC; 38,3ºC; 40,7ºC; 37,1ºC; 38,3ºC e 39,8ºC.

Calor ganha força no Rio Grande do Sul

A MetSul alerta que o calor aumenta no Rio Grande do Sul neste começo de semana. Embora este domingo tenha começado ameno ou frio em diversas cidades gaúchas pelo ar muito seco, sobretudo em baixadas da Serra e Aparados, o ar por demais seco traz intenso aquecimento e a tarde será de marcas escaldantes que vão superar os 35ºC em diversas regiões e com máximas perto e acima de 40ºC em algumas cidades.

O Oeste gaúcho mais uma vez será a área mais quente do território gaúcho hoje. Depois de ter batido oficialmente em 39,8ºC ontem, máximas de 39ºC a 41ºC são possíveis hoje em cidades como Uruguaiana, Quaraí, Barra do Quaraí, Alegrete, Maçambará, Itaqui, Santiago, São Borja, São Luiz Gonzaga e outras.

O calor vai se fazer sentir com força também em outras áreas do estado. Porto Alegre deve ter máxima em torno de 36ºC a 37ºC. Na Grande Porto Alegre, marcas ainda mais altas devem ser esperadas em alguns pontos. Nos vales, os termômetros devem indicar à tarde entre 37ºC e 39ºC.

Amanhã, o calor não apenas segue implacável como piora muito em parte do estado. Máximas perto e acima de 40ºC são esperadas em muitas áreas do Rio Grande do Sul. No Sul e no Leste do estado, o que inclui as áreas de Pelotas, de Porto Alegre, dos vales e região metropolitana, as marcas serão extremas com registros acima de 40ºC.

Porto Alegre na segunda, por exemplo, deve ter 39ºC a 40ºC em diversos bairros. É provável que passe dos 40ºC em diversos setores da Grande Porto Alegre e dos vales, não se descartando 41ºC a 42ºC em alguns pontos. O calor será extremo e vai chamar atenção ainda em cidades das regiões de Pelotas, Jaguarão e Rio Grande.

50ºC no solo

Temperatura do solo é diferente da temperatura do ar circulante que sentimos e é usada na previsão do tempo

Os sensores do satélite meteorológico GOES-16, da NASA e NOAA, mediam mais de 50ºC no solo no Oeste do Rio Grande do Sul na tarde deste domingo. A temperatura do solo alcançava os 50ºC ainda na área de Santiago e em pontos da Campanha, ao Sul de Bagé, na fronteira com o Uruguai.

Mas, atenção! É importante enfatizar que esta temperatura não é a que as pessoas sentem e com que a Meteorologia trabalha que é a do ar circulante e medida a 1,5 metro de altura do solo em abrigo meteorológico de estação meteorológica.

O dado é sim relevante para a agricultura em que a temperatura do solo afeta as lavouras, mas em nenhum momento significa que as máximas atingem 50ºC em estações meteorológicas padronizadas.

A temperatura medida por estações meteorológicas com os termômetros à sombra no mesmo horário no Oeste do Rio Grande do Sul e na Campanha variava entre 38ºC e 40ºC.  Caso da cidade de Quaraí que às 15h estava com 40,4ºC.

A severa estiagem contribuiu para que a temperatura se eleve ainda mais no solo que está muito seco. À medida que há menor umidade presente nas camadas menos profundas e na superfície o chão aquece mais do que se estivesse úmido ou encharcado.

O Oeste do Rio Grande do Sul registrou cinco dias com máximas acima de 40ºC no mês de janeiro e com as máximas de hoje alcança o seu terceiro dia no mês em que bate os 40ºC, de acordo com os dados de estações meteorológicas oficiais.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!