Destaques

Arquiteto chinês criador das cidades-esponja morre em queda de avião com mais três pessoas

Um acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23) deixou quatro mortos na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Entre as vítimas está o arquiteto chinês Kongjian Yu, referência mundial em urbanismo e idealizador do conceito das chamadas cidades-esponja, projetadas para absorver grandes volumes de água em períodos de chuva intensa.

A aeronave de pequeno porte caiu na Fazenda Barra Mansa, área conhecida por ter servido de cenário para a novela Pantanal. As causas da queda ainda estão sob investigação.

Além do arquiteto, morreram o piloto e proprietário do avião, Marcelo Pereira de Barros, e os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr.

Quem era Kongjian Yu

Professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape, um dos maiores do mundo, Kongjian Yu atuava também como consultor do governo chinês. Seu conceito das cidades-esponja já foi aplicado em mais de 70 municípios ao redor do mundo.

No Brasil, ele participava da Bienal de Arquitetura e havia planejado seguir viagem ao Pantanal Sul-mato-grossense para conhecer a região.

Quem era Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz

O cineasta brasileiro era especialista em documentários e obras de não ficção. Entre seus trabalhos mais recentes estão a direção da série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicada ao Emmy Internacional, e da série To Win or To Win.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo