DestaquesMundo

Camboja indicará Trump para prêmio Nobel da Paz

Intervenção do presidente dos EUA ajudou a encerrar conflito na fronteira asiática após cinco dias de confrontos

O governo do Camboja anunciou nesta sexta-feira (1º) que irá indicar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Prêmio Nobel da Paz, após sua intervenção direta nas negociações que encerraram o recente conflito com a Tailândia.

A informação foi confirmada pelo vice-primeiro-ministro Sun Chanthol, também principal negociador comercial do país. Segundo ele, o apelo de Trump foi determinante para o cessar-fogo firmado no dia 28 de julho, após cinco dias de confronto armado na fronteira entre os dois países, que resultaram em 43 mortes e mais de 300 mil deslocados.

Trégua negociada na Malásia

O impasse foi encerrado por meio de uma negociação realizada na Malásia, com apoio dos Estados Unidos. Em publicação nas redes sociais, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que Trump foi o responsável direto pela trégua: “Deem a ele o Prêmio Nobel da Paz!”

Outras indicações

Trump também foi indicado recentemente por Israel e pelo Paquistão por sua atuação em conflitos diplomáticos na Ásia. O Nobel da Paz é concedido a indivíduos ou organizações que tenham contribuído significativamente para a promoção da paz entre nações.

Conflito histórico

A disputa entre Tailândia e Camboja envolve regiões de fronteira mal demarcadas, herdadas do período colonial francês. A escalada recente começou após a explosão de uma mina terrestre, que feriu soldados tailandeses. Os dois países trocaram ataques, agravando as tensões.

Além da mediação, o Camboja também agradeceu a Washington pela redução de tarifas sobre produtos têxteis, que havia sido elevada durante negociações comerciais. Segundo Chanthol, a diminuição de 49% para 36% na tarifa ajudou a preservar empregos no setor de vestuário e calçados, vital para a economia cambojana.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!