FORÇA DO VALE 40 ANOS: Onde os fatos têm força

Destaques

Com orçamento equilibrado e capacidade de investimento, Relvado tem recebido diversas obras e projetos de desenvolvimento

Prefeito Carlos Alberto Fraporti relata ações em cada uma das áreas públicas

O semblante sério e fechado já não é mais o mesmo. Evoluiu para sorrisos e intervenções interpessoais espontâneas, embora necessárias para quem trabalha com o público e para o público.

Se antes a função exercida como servidor concursado da Fazenda exigia maior concentração e pouca interação, o cargo de prefeito impõe novos comportamentos sociais e transforma-os naturalmente.

Assim tem sido a nova rotina do tesoureiro concursado da prefeitura de Relvado, Carlos Alberto Fraporti, o prefeito do município.

“Percebo que já não sou mais tão fechado quanto antes, já me sinto mais à vontade diante do público”, diz o prefeito, que não esperava nem planejava estar à frente da administração municipal. “Taí uma coisa que não estava nos meus planos”, diz, em tom descontraído, enquanto recorda os movimentos do partido para o último pleito eleitoral. “Acabamos aceitando o desafio juntos, eu e o Beto (o vice)”, resgata Fraporti.

Para o mandato iniciado em 2021, a dupla estima realizar – e já conduz – investimentos em cada uma das áreas da municipalidade. “Queremos ver Relvado mais organizada, em todos os sentidos”, diz o prefeito.

  • Os trabalhos para essa finalidade já começaram e em alguns pontos da cidade é possível encontrar obras de melhorias já concluídas e outras em andamento, como é o caso de ruas centrais já asfaltadas, outras recebendo asfalto, banheiros públicos sendo construídos, praça sendo revitalizada, terraplanagens em granjas de grande porte, como as darkhouses, além de convênios ampliados nas áreas da Educação e Saúde.

Na Educação, uma das novidades é o turno inverso que ocorre nas duas escolas – a EMEB José Plácido de Castro e EMEF Santo Antônio. “Também introduzimos língua estrangeira em ambas; alunos desde a educação infantil até 5º ano passaram a aprender Inglês e Italiano, porque estavam chegando no Ensino Médio sem nenhuma noção de língua estrangeira”, explica o prefeito.

Outra medida que vai ampliar a qualidade de ensino no município é a instalação de creches para crianças de quatro meses a um ano e meio. De acordo com o prefeito, atualmente a creche recebe crianças somente a partir de 1,5 anos de idade.

“Antes disso, as mães que precisam trabalhar têm que buscar outra alternativa, como contratar alguém ou deixar com avós… em breve, elas terão a possibilidade de deixar sob os cuidados de monitores e professores de educação infantil”, estima. “No momento, estamos fazendo o levantamento de quantas crianças nessa faixa etária temos no município para podermos definir a quantidade de vagas, de profissionais e afins”, completa.

Na Saúde, o destaque fica por conta da ampliação do laboratório de coleta de exames, que passou de duas vezes por semana para três. “Com uma coleta a mais, conseguimos oferecer mais rapidez nos diagnósticos, o que pode contribuir com a cura das possíveis doenças”, explica.

Na Agricultura, Fraporti destaca os incentivos para quem trabalha com leite, suínos ou aves. “No leite, auxiliamos o produtor com até 10 horas-máquina para a silagem; nos suínos, auxiliamos com o transporte de dejetos; nas aves, a demanda é para auxílio no transporte das camas de aviário.” Entretanto, a iminente queda na arrecadação de ICMS tem preocupado os gestores públicos. Conforme Fraporti, para 2023 todos os municípios gaúchos deverão ter queda no repasse das cotas de ICMS em função da nova sistemática envolvendo produtores integrados e empresas integradoras.

“No momento, 100% do imposto tem como base o que o produtor entrega; com a mudança, 10% terá como base o montante recebido pela empresa e muitas delas são de outro Estado; isso vai impactar diretamente no valor adicionado a ser recebido pelos municípios, inclusive no nosso”, avalia o prefeito. “Se aprovado, estamos falando de R$ 600 mil a menos no caixa de Relvado, incluindo outras medidas restritivas de orçamento”, completa. “Estamos acionando os deputados e lideranças estaduais que possam barrar a votação e garantir que permaneça como está.”

Recursos próprios

Com orçamento anual de R$ 19 milhões, a administração municipal de Relvado tem conseguido fazer frente a vários investimentos que requerem contrapartida financeira, inclusive aqueles realizados apenas com recursos próprios. “Nossa arrecadação está equilibrada, assim como nossas contas, por isso estamos conseguindo investir em tantos projetos.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!