Enchente: Heróis da Brigada resgatam mulher levada pela correnteza em Lajeado
Força Tática e uma equipe do policiamento motorizado realizaram o salvamento.
A Brigada Militar de Lajeado recebeu às 06h05min desta quarta-feira, 8, uma ligação informando de que na rua Arnaldo Uri, em Lajeado, uma mulher e seu veículo haviam sido levados pela correnteza num ponto da via em que há um arroio (Arroio Saraquá).
Imediatamente uma equipe da Força Tática e uma equipe do policiamento motorizado foram para o local e lá ouviram gritos de uma mulher (aproximadamente 50m da margem) porém sem visualização, devido a o local escuro entes do amanhecer.
RESGATE NAS ÁGUAS
Dois policiais militares da Força Tática retiraram seus equipamentos e entraram na água, nadando em direção a mulher, a partir da orientação especial dos gritos.
Chegando ao veículo, e com o auxílio da iluminação de lanternas e faróis das viaturas dos policiais que estavam na margem, foi possível localizar a mulher sobre o teto do veículo, já submerso.
BM registrou imagens do local
Policiais informaram que a mulher se encontrava em estado de choque e não conseguia sequer falar com a equipe de resgate.
APOIO DOS BOMBEIROS
Com a chegada do Corpo de Bombeiros e uso de cordas e equipamentos de flutuação arremessados foi possível puxar a mulher até a margem e entregá-la para a Equipe da SAMU providenciar o atendimento médico.
FRIO E CORRENTEZA
No local do fato há correnteza, a temperatura da água estava a 5° graus aproximadamente, com muito lixo, galhos e entulhos, o que caracterizou o elevado risco de vida dos policiais militares nessa atuação e obviamente o heroísmo na atuação.
Não foi possível identificar o veículo e pessoa resgatada devido ao contexto de noite e sequência rápida das ações.
TRAGÉDIA NO PASSADO
A Brigada Militar destaca que no ano de 1998, no mesmo local, o Soldado Elton faleceu tentando realizar um resgate de uma pessoa num contexto praticamente igual. Após ele nadar e chegar até a vítima, ambos foram levados pela correnteza e não sobreviveram.
Publicidade