Enem 2025 tem 27% de abstenção no 1º dia e mais de 3 mil eliminações
Prova foi aplicada em 1.805 municípios e teve tema de redação sobre envelhecimento no Brasil

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado no domingo (9), registrou 27% de abstenção entre os mais de 4,8 milhões de candidatos habilitados. O índice, segundo o Ministério da Educação, mantém a média dos últimos anos — foi de 26,6% em 2024, 28,1% em 2023 e 28,3% em 2022.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, 3.240 candidatos foram eliminados por desrespeito às regras, como uso de materiais impressos ou eletrônicos, saída antes do horário permitido ou desobediência aos fiscais.
“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes. Foi tudo tranquilo”, afirmou o ministro.
Prova e tema da redação
Os participantes responderam a 90 questões objetivas, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além de elaborarem a redação. O tema deste ano foi “perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira”, o que, segundo Santana, exige um “olhar cuidadoso” diante da mudança no perfil etário do país.
“Achei que foi um tema muito atual, porque o país começou a inverter a sua curva etária”, destacou o ministro.
Segundo educadores, o tema também estimula debates sobre violações de direitos e etarismo, o preconceito com pessoas idosas.
Organização e reaplicação
O exame mobilizou mais de 300 mil pessoas e foi aplicado em 1.805 municípios. Segundo o presidente do Inep, Manuel Palácios, a prova foi bem elaborada e seguiu as diretrizes do currículo nacional.
“Trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos, é um grande tema para discutir. É a avaliação que o Enem representa da conclusão da educação básica no país”, avaliou Palácios.
Candidatos que não conseguiram comparecer por motivos justificados poderão fazer a reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro, como os estudantes afetados pelo tornado no Paraná.
Próxima etapa
O segundo dia de prova será no próximo domingo (16), com questões de matemática e ciências da natureza. O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira (13).
O Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no país, com a nota podendo ser utilizada no Sisu, Prouni e Fies.






