O tema central são as implicações da vida do homem e da mulher do campo. A saúde, qualidade de vida e acesso à internet estão entre os principais debates do Congresso. A partir desta discussões, será montada uma cartilha e repassada aos trabalhadores do meio rural.
Adair José Villa, coordenador da Regional Serra do Alto Taquari e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muçum, “é importante que a gente se una. É no conjunto de ações com todas as lideranças que podemos assegurar a qualidade de vida e maior desenvolvimento do trabalhador. Certamente, os municípios e a região ganham muito, já que a agricultura familiar é predominante aqui”
O 12º Congresso dos trabalhadores rurais é promovido com o apoio da FETAG-RS e SENAR e CONTAG, com duração de 30 de junho a 1º julho, no Sindicato da Alimentação de Encantado.
A Década da Agricultura Familiar (2019-2028) é uma agenda global instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu o período para fortalecer as famílias trabalhadoras do campo. Entre os objetivos das articulações estão a criação de políticas públicas para este setor; o apoio aos jovens na sucessão rural; a equidade de gênero no campo; a busca por inclusão socioeconômica; produção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis e a diversificação produtiva.
VOCÊ SABIA QUE… As famílias agricultoras produzem 70% dos alimentos do Rio Grande do Sul. No Estado, são mais de 700 mil pessoas ocupadas no meio rural. Elas são responsáveis por produzir 83% do leite; 91% da mandioca; 65% da carne suína; 78% das aves.