FORÇA DO VALE 40 ANOS
Destaques

Filme produzido por moradores de Encantado e Lajeado concorre na 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Curta-metragem “Drapo a” retrata parte da história dos Haitianos no Vale.

A obra está concorrendo a premiação de melhor filme, compete em outras 11 categorias, com estreia no dia 13 de agosto, durante o festival.  A cerimônia de premiação ocorre no domingo, dia (14/08), com a entrega dos troféus aos vencedores. Dos mais de cem trabalhos enviados ao festival, apenas 17 foram selecionados.

O idioma original do filme é o Crioulo (Haitiano), com legendas em português e conta com a participação de 12 imigrantes haitianos e conta parte da história de um povo que adotou o Vale como seu novo lar.

Os diretores:

Alix Georges (haitiano) e Henrique Lahude (encantadense) trabalham juntos em projetos audiovisuais desde 2017. Pesquisam e registram a diáspora haitiana no Rio Grande do Sul. Seu primeiro filme, Fè Mye Talè (2018), participou em mais de 15 festivais, mostras e congressos, recebendo prêmios de melhor direção e trilha sonora.

Drapo a (2022) é o segundo filme da dupla, com lançamento agendado para 13 de agosto, no Festival de Cinema de Gramado. O próximo projeto previsto é um longa-metragem retratando ainda mais a fundo a cultura do Haiti – a primeira república negra do mundo e o primeiro país ocidental a abolir a escravatura.

Confira a entrevista completa, na edição desta sexta feira dia 12/08.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!