Marinha emite alerta de ressaca com ondas de até 3,5 m no litoral do RS
Aviso da Marinha vale até quinta-feira (31) e abrange faixa entre Mostardas e Florianópolis.

O Serviço Meteorológico Marinho, da Marinha do Brasil, emitiu alerta nesta terça-feira (29) para ressaca marítima no litoral gaúcho, com previsão de ondas de até 3,5 metros entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC), válido até às 9h de quinta-feira (31).
Ondas fortes e temporal costeiro
A ressaca foi provocada pela atuação de um ciclone extratropical, que trouxe ventos intensos e mar agitado. O alerta é válido ao longo de toda a faixa litorânea norte do RS e sul de SC. As ondas podem atingir até 3,5 metros, com possibilidade de fortes rajadas de vento, próximas ou superiores a 75 km/h entre Mostardas e Laguna.
Segundo meteorologistas, apesar de o ciclone já estar se afastando para alto-mar, o mar deve continuar agitado nos próximos dias.
Impactos em cidades litorâneas
A ressaca já causou inundações em ruas costeiras no litoral norte gaúcho. Na orla de Imbé e Tramandaí, o mar invadiu calçadas. Em Torres e na Barra do Rio Tramandaí, houve avanço da água sobre vias públicas. Diversas guaritas de salva-vidas ficaram danificadas.
Nas áreas urbanas, os ventos também provocaram danos em pelo menos 150 casas em Capão da Canoa, interdição de áreas, quedas de postes, destelhamentos e evacuação de moradores. Na Região Sul, Pelotas registrou interrupção em serviços de saúde por falta de energia, e em Rio Grande uma parede desabou sobre uma casa e atingiu um veículo — sem feridos. A força do vento também provocou a queda de árvores e outras estruturas.
Recomendações de segurança
A Marinha orienta pescadores e navegadores de pequeno porte a evitarem a navegação durante o período de alerta. Banhistas e esportistas devem evitar áreas com ressaca, respeitar sinalizações e orientações dos guarda-vidas, e não permanecer em mirantes ou estruturas costeiras com risco de impacto das ondas.