Milhares marcham em Brasília contra PEC da Blindagem e anistia
Manifestação percorreu o Eixo Monumental neste domingo (21), com críticas ao Congresso e pedidos de punição a envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

Milhares de pessoas marcharam neste domingo (21), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro. O ato ocupou as seis faixas do Eixo Monumental até o Congresso Nacional.
Marcha até o Congresso
A mobilização começou pela manhã e se estendeu até as 14h, com caminhada de cerca de 1,5 km. O evento contou com discursos de lideranças locais, batalha de rimas e apresentação do cantor Chico César, que encerrou a marcha em frente ao Congresso.
Alvos da manifestação
Com o mote “Congresso Inimigo do Povo”, participantes carregavam faixas e cartazes com frases como “sem anistia” e “sem bandidagem”. Houve críticas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), responsável por pautar as propostas.
PEC da Blindagem
A proposta prevê que a abertura de processos e investigações contra deputados e senadores dependa de autorização da própria Casa legislativa. Para manifestantes, a medida cria barreira à responsabilização judicial de parlamentares.
Projeto de anistia
Os atos também rejeitaram o projeto que concede anistia a envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. O Supremo Tribunal Federal condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pela articulação dos ataques à Praça dos Três Poderes.
Vozes da população
“É uma sem vergonhice. Essa PEC só protege os políticos. O Brasil tem que se unir contra isso. Estamos lutando também pela democracia”, disse a bancária Keyla Soares, 42 anos.
“Não podemos aceitar anistia a quem atacou a democracia e tentou dar um golpe de Estado”, afirmou a estudante Sara Santos, 26 anos.