Mortalidade de abelhas preocupa apicultores em Roca Sales
A morte de abelhas tem gerado grande preocupação entre os apicultores de Roca Sales, conforme denúncias anônimas que indicam o uso inadequado de pesticidas por parte dos agricultores da região.
Nelson José Vuaden Jr, um dos apicultores locais, relatou a situação alarmante: “Sofreremos anualmente perdas de abelhas de 12%, mas neste ano chegamos a 36% de perdas de colmeias.” De acordo com ele, o prejuízo equivale a aproximadamente 150 colmeias mortas e vários outros enxames enfraquecidos. “Suspeitamos do uso de agrotóxicos, pois exames realizados nas colmeias resultaram em resíduos de agrotóxicos.”
Além do impacto direto na atividade apícola, a mortalidade das abelhas também afeta a polinização de frutas e grãos na região. Mais de 260 colmeias já foram prejudicadas, que resultam em um prejuízo total estimado em mais de 5 toneladas de mel perdidas. Vale ressaltar que cada colmeia pode produzir até 40 kg de mel.
Diante dessa grave situação, o caso foi denunciado ao Ministério Público da comarca de Encantado, e um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil de Roca Sales. A intenção é investigar, em conjunto com a prefeitura, as possíveis causas do aumento no número de abelhas mortas e encontrar soluções para preservar a atividade apícola e o meio ambiente local.