Destaques

Muçum realiza segunda rodada de audiências para novo Plano Diretor

População acompanhou apresentação de propostas para áreas urbanas e rurais, com foco em prevenção e desenvolvimento sustentável

A cidade de Muçum realizou no domingo (13) a segunda rodada de audiências públicas para atualização do Plano Diretor Municipal. O processo contou com duas etapas: à tarde, a audiência da zona rural ocorreu na comunidade de Barra das Contas; à noite, foi a vez da área urbana, com encontro na Câmara de Vereadores.

Nesta fase, foram apresentadas as propostas preliminares, resultado de estudos técnicos da Univates, além de contribuições feitas pela comunidade em audiências anteriores e em uma oficina com estudantes das redes municipal e estadual.

Eixos e prioridades

Sete eixos temáticos norteiam o novo Plano Diretor:

  • Uso do solo e expansão urbana

  • Recuperação ambiental

  • Conectividade entre áreas urbanas e rurais

  • Mobilidade e acessibilidade

  • Diversificação da matriz produtiva

  • Incentivo ao turismo e à cultura local

  • Investimento em infraestrutura e equipamentos públicos

As propostas envolvem ajustes no perímetro urbano, definição de zonas de expansão, macrozoneamento, hierarquia viária e regras para ocupação segura do solo.

Prevenção após tragédias

O prefeito Mateus Trojan destacou que a atualização do Plano tem relação direta com os eventos climáticos extremos vividos em 2023 e 2024:

“É um documento que vai garantir que a cidade cresça de forma segura, preservando vidas e pensando no futuro. Algumas áreas de risco não poderão mais receber construções.”

O projeto é desenvolvido pela Univates, com financiamento do Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), e apoio da Prefeitura de Muçum. O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o crescimento do município de forma segura e planejada, abrangendo tanto a zona urbana quanto rural.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo