Ponte da ERS-130 completa um ano de queda
Passagem entre Lajeado e Arroio do Meio foi restabelecida em abril, mas obra para pedestres segue em andamento

Nesta sexta-feira, 2 de maio, completa-se um ano do colapso da ponte da ERS-130, ligação entre Lajeado e Arroio do Meio, destruída pela grande enchente de Maio que atingiu o Vale do Taquari em 2024. O desabamento ocorreu poucos dias após a queda da histórica Ponte de Ferro, deixando as duas cidades sem conexão direta por rodovia.
A nova ponte foi inaugurada em 10 de abril de 2025 e já está liberada para o tráfego de veículos. Contudo, a passagem para pedestres ainda está em fase final de construção, com previsão de liberação para a próxima semana.
Ponte mais alta e preparada para extremos climáticos
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacor, a nova estrutura traz ganhos técnicos importantes:
“Ela foi construída com cinco metros a mais de altura, maior extensão e capacidade. Além disso, permite a duplicação no futuro e tem passagem para pedestres”, explicou Vanacor.
Ele destacou a agilidade da execução como ponto-chave para a rápida entrega da obra:
“Cada dia foi aproveitado ao máximo. Isso permitiu acelerar a entrega, algo muito significativo para a região.”
Retirada da estrutura antiga
A antiga ponte, que ainda está visível no Rio Forqueta, será demolida. A empresa responsável pela construção já está se preparando para a remoção da estrutura, como parte do contrato da nova obra.
“A demolição é necessária para evitar riscos à navegação e ao meio ambiente local”, destacou Vanacor.