Porto Alegre declara situação de emergência em saúde por epidemia de dengue
Município tem mais de 20 mil casos suspeitos e abre hospital de campanha para atender pacientes na Zona Norte

A prefeitura de Porto Alegre decretou situação de emergência em saúde pública nesta quinta-feira, 17, devido à epidemia de dengue. A decisão ocorre em meio ao aumento expressivo de casos da doença na capital, que já soma quase 20 mil notificações suspeitas e 4,2 mil confirmações.
O decreto, publicado no Diário Oficial do Município, permite à administração agilizar processos de contratação e aquisição de insumos para o enfrentamento da crise sanitária.
Hospital de campanha entra em operação
Como parte das medidas, um hospital de campanha será inaugurado nesta quinta-feira, às 17h30, ao lado da UPA Moacyr Scliar, no bairro São Sebastião, Zona Norte da capital. A estrutura é gerida pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
Com 30 leitos, o local funcionará 24 horas por dia, inclusive durante o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes, e tem previsão de operar até o final de maio.
“O decreto permite pleitear recursos e acelerar ações diante da gravidade da situação”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter.
Atendimentos focam em casos leves
A unidade irá atender casos leves, com foco em hidratação oral ou intravenosa, que pode durar entre duas e três horas. A triagem dos pacientes será feita na UPA, que atualmente recebe cerca de 150 pessoas por dia com sintomas de dengue, conforme o gerente Jesse James.
“Se o paciente não for tratado preventivamente, pode retornar com quadro agravado, gerando mais custos ao sistema”, alertou James.
A estrutura utilizada é a mesma montada durante a enchente de 2024 e deverá ser reaproveitada também na operação de inverno.
Zona Norte concentra maioria dos casos
A Zona Norte de Porto Alegre concentra quase metade das ocorrências da doença. A Secretaria Municipal da Saúde já registrou mais de 4,3 mil casos confirmados em 2025, com destaque para a circulação do sorotipo DENV-3, que tem potencial de causar formas mais graves da infecção.
A abertura do hospital de campanha tem como objetivo prevenir agravamentos e facilitar a coleta de exames de sangue, que podem indicar a necessidade de internação hospitalar.