Prefeito, vice e secretário de Muçum assinam contrato para financiamento de R$ 5 milhões
O prefeito de Muçum, Mateus Trojan, o vice-prefeito, Amarildo Baldasso e o secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Tiago Strieski, estiveram durante a tarde da segunda-feira (29), em Caxias do Sul, na superintendência regional da Caixa Econômica Federal, para assinar aquele que talvez seja o contrato financeiro mais importante da história de Muçum.
Os mandatários oficializaram a contratação e operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 5 milhões, através do programa FINISA (Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento). Na ocasião, eles foram recebidos pela Coordenadora do REGOV de Caxias do Sul, Valeria Gazzola Auler, Superintendente Executivo de Governo da Serra Gaúcha, Dari Luiz Reichert e Representante da Caixa Econômica Federal, Romualdo Nunes Vanacor.
De acordo com a Administração Municipal, o valor deve ser utilizado para realização de obras de infraestrutura, com até 10 anos para pagá-lo. A previsão é que sejam adquiridos novos maquinários, feita a reforma do Centro Administrativo Municipal, revitalizados passeios públicos e a Praça Cristóvão Colombo, incluindo a rua coberta. Além disso, o recurso permitirá ainda investimentos pontuais de pavimentação.
Para o prefeito, Mateus Giovanoni Trojan, o financiamento deverá acelerar o desenvolvimento social, econômico e turístico do município, de maneira substancial, melhorando a qualidade de vida da população. Ainda, de acordo com Trojan, a contratação só se faz possível a partir de um processo de reorganização das receitas e despesas municipais.
“Neste quase um ano de gestão, conseguimos diminuir despesas e agregar receitas. Assim, é possível investir sem comprometer as necessidades básicas de nossos munícipes”, explica.
A contratação do FINISA, teve aprovação do Poder Legislativo no início de outubro. Votaram favorável ao projeto os vereadores Fábio Michelon (MDB), Leonardo Bagnara (PSD), Mauro Cipriani (MDB), Paulo César Belotti (MDB), Luiz Antônio Bassetto (MDB), Renato Zortéa (PSDB) e Marcos Antônio Bastiani (PSDB). O verador Elton Pezzi (PP) se absteve.