Prefeitura de Relvado reúne setores econômicos para discutir reforma tributária
Cerca de 50 pessoas participaram do encontro, que também tratou de estratégias para fortalecer os setores locais de comércio, indústria e serviços

A Administração Municipal de Relvado promoveu, na terça-feira, 29, um encontro com empresários, comerciantes e prestadores de serviços para debater o fortalecimento da economia local e os impactos da futura reforma tributária. O evento ocorreu no Centro Administrativo e reuniu cerca de 50 participantes.
Diálogo com os setores produtivos
Durante o encontro, o prefeito Carlos Luiz Fraporti, o vice-prefeito Adalberto Dalla Vecchia e secretários municipais ouviram as demandas dos setores e discutiram alternativas para incentivar o desenvolvimento econômico do município.
Além da escuta e troca de ideias, os participantes acompanharam uma apresentação técnica sobre o novo modelo de tributação do consumo, previsto para entrar em transição a partir de 2026.
Reforma tributária em pauta
O assessor tributário André Konrad, da empresa Tributare, explicou as principais mudanças previstas na reforma, que incluem:
-
Criação da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), que substituirá o PIS e a Cofins
-
Implantação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), no lugar do ICMS e do ISS
A reformulação completa do sistema está prevista para 2033, mas os municípios já se mobilizam para entender os efeitos e preparar o setor produtivo.
“Foi um encontro muito produtivo. É um assunto que irá impactar diretamente o nosso município, por isso a importância de já iniciar este debate”, disse o prefeito Carlos Luiz Fraporti.
“A Administração Municipal está aberta a ouvir os comerciantes, os empresários e os prestadores de serviços. Vamos contribuir e ser parceiros para que o dinheiro da nossa comunidade permaneça aqui”, afirmou o vice-prefeito Dalla Vecchia.
Próximos passos
Também participou do evento o assessor em gestão pública e empresarial, Renato Zanella, que contribuiu com o debate sobre desenvolvimento regional. Um novo encontro deve ser realizado em agosto para dar continuidade às discussões.