DestaquesMeio Ambiente

Projeto de Lei da Arborização é apresentado pelo governo aos municípios

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

Durante o primeiro dia do 42º Congresso de Municípios da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o governo estadual revelou o Projeto de Lei (PL) da Arborização. O objetivo do projeto, que será enviado à Assembleia Legislativa, é regulamentar a arborização urbana e o manejo de vegetação em todo o estado.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), foi motivado pelos temporais de janeiro de 2024, que causaram interrupções no fornecimento de energia elétrica devido à queda de árvores sobre as redes de alta tensão. “O projeto é um incentivo à promoção da arborização urbana de qualidade para o bem-estar da população e para a conservação do meio ambiente”, destacou a secretária Marjorie Kauffmann.

Municípios Alvo

O PL abrange todos os municípios do Rio Grande do Sul, com especial atenção àqueles com população superior a 20 mil habitantes. Estes terão um prazo de até cinco anos para elaborar seus Planos Municipais de Arborização Urbana. Os planos devem priorizar o conforto ambiental, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e integrar políticas de desenvolvimento sustentável.

Responsabilidades Compartilhadas

O projeto estabelece que:

  • Municípios: Planejamento, gestão e execução do plantio e manejo da vegetação em áreas públicas.
  • Concessionárias de Energia Elétrica: Manejo da vegetação que interfere nas redes de distribuição e transmissão de energia.
  • População: Manutenção das árvores em áreas de domínio privado.

Recursos e Implementação

A implantação dos planos municipais contará com recursos estaduais de Reposição Florestal Obrigatória (RFO). O PL também autoriza o manejo ágil da vegetação urbana em situações de risco iminente à segurança e manutenção da estabilidade da rede elétrica.

Outras Iniciativas

Além do projeto de arborização, a secretária Marjorie Kauffmann apresentou estudos e ações do governo para o desassoreamento dos cursos hídricos, parte do Plano Rio Grande. “Devemos estar preparados para os próximos eventos meteorológicos que irão acontecer”, reforçou Marjorie.

Fonte
GOV RS
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!