FORÇA DO VALE 40 ANOS
Destaques

Reportagem especial de Dia das Mães | “A minha mãe tem o dom de ver o lado bom em tudo”

“A minha mãe tem o dom de ver o lado bom em tudo”

 

Maria do Carmo Gomes Dabroi é mãe de três meninas: Laura, Eveline e Michele e agora avó da pequena Isabella. “Nega”, como é conhecida, sempre conciliou as atividades no lar, como mãe e também profissional e quando as filhas ingressaram no mercado do trabalho, lá estava a mãe sempre para apoiar.

Maria conta que sempre foi uma mãe presente e atenta às necessidades das suas filhas. Quando a filha Laura decidiu abrir o consultório médico em Encantado, ela percebeu que poderia ajudar de alguma forma e não hesitou em oferecer sua ajuda para cuidar da agenda. “Eu sabia que naquele momento ela precisava de mim, e como mãe, eu sempre estive disposta a apoiar minhas filhas em suas jornadas”, afirma.

A parceria entre mãe e filha no consultório médico é algo que Maria adora. Ela ressalta que é gratificante estar perto da filha e ver que aquele bebê que ela cuidou com tanto carinho, hoje é uma profissional competente. “É muito bom estar presente e poder contribuir de alguma forma para o sucesso dela”, diz orgulhosa.
Ela destaca que a relação entre mãe e filha é muito importante e que o apoio mútuo é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de todos. “Eu sempre acreditei que é preciso deixar os filhos voarem e conquistarem seus próprios caminhos, mas nunca deixando de demonstrar amor e afeto. E isso é o que eu procuro passar para minhas filhas”, enfatiza.

“A Eveline com muito esforço foi vencendo barreiras. Conseguiu estudar, ingressar na faculdade, fazer cursos e adquirindo uma certa independência. Já a Michele voou longe e eu permaneci ali forte com todo o meu amor para dar a distância”, contou.

Maria é um exemplo de mãe amorosa e dedicada, que sempre apoiou suas filhas nos estudos, ao mesmo tempo em que conciliou suas responsabilidades como mãe, esposa e trabalho. Ela nos mostra que é possível encontrar o equilíbrio entre as diferentes áreas da vida, desde que haja amor e dedicação em cada uma delas.
A mensagem que deixa para todas as mães é de amor: “deixar os seus filhos voarem e conquistarem seus próprios caminhos, é a maior prova de amor de quem deu a vida para eles, e, saber e respeitar que essa vida é deles. Mas, claro sempre mantendo o amor e o afeto ao alcance, essa relação entre mãe e filho tão especial é única”, finalizou.

Segundo a filha, a Dra. Laura, a mãe sempre esteve presente em sua vida desde sempre, incentivando e segurando sua mão nos momentos difíceis. Durante a faculdade de medicina, apesar da distância, ela acompanhou o crescimento da filha, torceu por ela em cada prova e trabalho, comemorou todas as conquistas e compreendeu as ausências.

“O que mais admiro na minha mãe é a capacidade de sempre observar o lado bom das coisas. Mesmo nas situações difíceis, ela sempre tem uma palavra positiva, que incentiva e nos mantém firmes nos nossos propósitos’, ressaltou.

Maria Do Carmo Gomes Da Broi com as filhas Michele, Laura e Eveline e a neta Isabella

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Ela é uma mãezona, com os colegas também!”

 

Nara Regina Cassinelli, de 57 anos, é uma mãezona que cuida de todos ao seu redor. Com 26 anos de trabalho na empresa Calçados Beira Rio, ela demonstra carinho e cuidado com todos à sua volta, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.

Afetuosa e generosa, Nara criou uma segunda família dentro da empresa e laços afetivos com seus colegas e supervisores, que leva e levará para sempre em sua vida. Considerada por muitos uma “mãezona” dentro da empresa, em virtude de sua preocupação sincera com o bem-estar e a felicidade de todos. “Sempre estiveram presentes cuidando de mim e eu deles, me ajudaram em tudo que eu precisava. Sou muito grata ao acolhimento que sempre recebi da empresa e colegas”, ressalta.

Quando iniciou sua carreira na empresa, seus filhos já tinham uma certa idade e ela contou sempre com a ajuda de seus pais e da empresa para equilibrar as responsabilidades. Seu marido, um caminhoneiro, nem sempre estava presente, o que exigiu que seus filhos criassem uma independência muito grande desde cedo. “A Andressa e o Alex aprenderam a se virar, cozinhar, a irem sozinhos para casa e se cuidarem”, contou.

“Tenho dois filhos maravilhosos, Andressa, que mora em Juazeiro – Ceará, e o Alex, que mora aqui pertinho, tocando a sua empresa. Eles são meus tesouros, minha maior benção”, declara Nara. A mãe muito batalhadora conta que tem muito orgulho dos filhos e que, após anos de trabalho, tem a certeza de que passou o espírito batalhador e dedicado aos filhos.

Ao parabenizar sua mãe pelo Dia das Mães, Alex expressou sua gratidão pela dedicação e amor de Nara: “Minha mãe é uma guerreira, trabalhadora e muito amorosa. Ela sempre foi uma referência de dedicação para mim e para minha irmã. Agradeço a Deus todos os dias por ter uma mãe tão maravilhosa como ela”, destacou.

 

Nara ao lado do filho Alex. A filha Andresa reside no Ceará.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mãe é mãe, só muda o endereço

 

Mãe nunca relaxa, até quando os filhos demonstram alegria elas se preocupam. Perguntamos o que é mais importante para as mães e que preocupações norteiam seus dias. Confere aí:

Silvane Tomasi

Para mim, o mais importante é garantir o bem-estar dos meus filhos, cuidando da sua saúde, alimentação, amor e companheirismo. Além disso, acredito que o maior medo de todas as mães seja em relação ao futuro dos filhos, se eles serão felizes e realizados tanto pessoal quanto profissionalmente, e se teremos a oportunidade de ver todos os seus sonhos se concretizarem. Durante a gestação, eu tinha muitas dúvidas se saberia ser mãe de verdade e se estaria preparada para cuidar adequadamente dos meus filhos, mas depois percebi que quando um filho nasce, nasce junto uma mãe. Aprendemos e crescemos juntos.

Loraine Perondi

Acredito que a coisa mais importante na maternidade é cultivar a paciência, o bom humor e a tranquilidade para enfrentar todas as fases e demandas que os filhos exigem. Desde o início, minha maior preocupação sempre foi a saúde, desejando que nascesse saudável e sem sequelas de traumas que vivenciei, saúde é o mais importante, com as outras coisas a gente se vira.

Diane Lasta

Para as mães o mais importante é transformar os filhos em pessoas bondosas, amorosas, atenciosas, educadas, generosas e de respeito. O futuro do mundo depende dos valores e princípios que ensinamos aos nossos filhos. Apesar das muitas dúvidas acerca da criação e educação, afirmo que a maior necessidade é de acompanhar, participar das etapas de desenvolvimento, além de conseguir ser um bom exemplo, afinal filhos são reflexos dos pais. A partir do momento em que é descoberta a gravidez, uma série de sentimentos toma conta dos pensamentos, medo, insegurança, alegria, tudo ao mesmo tempo. É uma construção repleta de experiências e adaptações, em que o amor é a fórmula mais importante.

Andressa Viegas

Acredito que a educação seja o papel mais desafiador e determinante na formação de nossos filhos. Ensinar valores como responsabilidade, respeito às pessoas e, principalmente, às mulheres, além de prepará-los para serem bons pais no futuro. Quando fiquei grávida jovem, aos 17 anos, o maior medo era sobre como ser mãe, pois não tinha ideia do que significaria ser mãe e como faria para cuidar de um filho, mas a gente aprende.

Juçara Portes

Para mim, a felicidade e a honestidade da minha filha são as coisas mais importantes. Sempre me preocupei em relação a honestidade, desejando e lutando para que ela seja trabalhadora e esteja financeira e emocionalmente estável no futuro, além de ser independente, pois sei que não estarei sempre ao seu lado. Embora tenha sido super protetora após o nascimento, conforme ela crescia percebi que precisava deixá-la criar sua própria “casca”.

Luciana Guzzon

Sempre acreditei que a saúde é o bem mais valioso que podemos ter. No entanto, minha maior preocupação em relação ao futuro de meu filho é o mundo em que vivemos atualmente, repleto de tecnologia e distrações que podem dificultar a socialização e a adaptação às mudanças do mundo real. Durante a gestação, minha maior preocupação era com a saúde do meu bebê, desejando que ele nascesse perfeito, saudável e sem nenhuma doença.

 

Silvane Tomasi e a filha Laura
Loraine Toni Perondi 
Diane Lasta

 

 

 

 

 

 

 

Andressa Viegas
Juçara Portes
Luciana Guzzon e o filho
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!