Segurança Pública é tema de reunião na Câmara de Vereadores de Encantado
Preocupados com os frequentes roubos e furtos no município, os vereadores convocaram uma reunião na tarde desta quarta-feira, 17, para debater sobre a segurança pública.
Participaram do encontro a presidente Sandra Vian Buffon, os vereadores Diego Augusto Da Rosa Pretto, Sander Bertozzi, Valdecir Luis Cardoso e Roberto Salton, além do jurídico da Casa, Daniel Passaia. Representando as entidades estavam a vice-presidente da ACI-E, Raquel Cadore, e o presidente do Consepro, Robson Gonzatti.
Dos órgãos de segurança pública estavam o capitão da BM de Encantado, Guilherme Caneppele, o delegado de polícia de Encantado, Alex Assmann e o diretor do Presídio de Encantado, Patrick Sbardelotto. Devido a compromissos pré-agendados, a Promotoria e as juízas não puderam comparecer.
A segurança pública foi tratada de forma geral na reunião, para que os vereadores tomassem conhecimento de elementos e dados oficiais dos acontecimentos no município, com informações confiáveis de cada instituição citada.
Foi feito um diagnóstico da realidade no município, os gargalos, problemas, e deficiências, para que então se pudesse apontar tecnicamente as soluções mais adequadas e viáveis.
Os órgãos participantes concordaram em criar um grupo com o intuito de dar continuidade ao trabalho de sanar os problemas da segurança pública, buscando soluções conjuntas. A ideia é iniciar com a efetivação e manutenção de prisões pelo Judiciário, incremento no efetivo da Polícia Civil, melhoria de equipamentos da Brigada Militar, auxílio e compromisso com o Consepro, criação de grupos para atendimento às famílias dos apenados com objetivo de diminuir a reincidência, através dos círculos de paz e conscientização da população para que faça os registros de crimes ocorridos, pois com base nisso são realizadas as programações de atuação dos órgãos de segurança.
As reuniões ocorrerão, a princípio, mensalmente, sendo que também serão convidados o Poder Executivo Municipal, OAB, e outras associações interessadas, sempre com intuito de melhorar a segurança na cidade e, por consequência, a qualidade de vida das pessoas.