Destaques

skatista Sandro Dias quebra dois recordes mundiais ao descer megarrampa de até 70 metros em Porto Alegre

Skatista de 50 anos desafiou estrutura montada no Centro Administrativo do RS, alcançando 94 km/h; Red Bull promete duas pistas no estado

O skatista Sandro Dias, o Mineirinho, bateu dois recordes mundiais nesta quinta-feira (25) ao descer megarrampas instaladas na lateral do prédio do governo do RS, em Porto Alegre. Primeiro dropou de 65 metros e, minutos depois, superou a própria marca com uma descida de 70 metros a 94 km/h.

Dupla conquista histórica

Aos 50 anos, Mineirinho protagonizou um feito inédito no skate mundial. Ele enfrentou a maior estrutura já montada para o esporte, com oito plataformas fixadas no prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre.

Depois de testar plataformas menores nos dias anteriores, o skatista iniciou as descidas oficiais nesta quinta-feira às 12h, começando por 55 e 60 metros. Logo depois, desceu de 65 metros, quebrando o primeiro recorde mundial de drop em altura.

Minutos mais tarde, voltou à rampa para uma nova tentativa — e superou a própria marca, ao realizar uma descida de 70 metros de altura com velocidade registrada de 94 km/h.

“A gente consegue se superar a hora que quiser”, afirmou o skatista após completar a manobra mais alta da história.

O prédio do skate

Com 21 andares e 85 metros de altura, o CAFF abriga 13 secretarias estaduais e 4 mil servidores públicos, além da Casa da OSPA, com sala de concertos para 1,1 mil pessoas. Projetado nos anos 1970, o prédio tem linhas curvas que inspiraram o apelido popular de “prédio do skate”.

A estrutura da rampa foi planejada para aproveitar o traçado arquitetônico da fachada. Segundo o governo estadual, trata-se da maior rampa de skate já construída no mundo.

Contrapartida e documentário

A realização do evento teve patrocínio da Red Bull, que anunciou como contrapartida a construção de duas pistas de skate em cidades gaúchas. Um documentário sobre o projeto também está sendo produzido.

Em 2019, Mineirinho já havia participado de uma ação semelhante em São Paulo, quando desceu uma rampa instalada na Ponte Estaiadinha. Nenhuma, no entanto, atingiu a altura ou velocidade conquistadas desta vez.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo