
Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão nesta segunda-feira (3), deixando ao menos 20 mortos e cerca de 320 feridos, segundo autoridades locais. O epicentro foi próximo à cidade de Mazar-e Sharif, uma das mais populosas do país. O alerta é de que o número de vítimas pode aumentar.
Região afetada e impacto
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo ocorreu a 28 quilômetros de profundidade, em uma área próxima à cidade de Mazar-e Sharif, que abriga cerca de 523 mil habitantes. O órgão emitiu alerta laranja no sistema PAGER, sinalizando risco elevado de vítimas e danos.
Resposta das autoridades
O Ministério da Saúde, sob administração do Talibã, informou que todos os hospitais da região foram colocados em alerta, e equipes médicas estão atuando nas áreas atingidas.
“As equipes de saúde chegaram à área, e os números de mortos e feridos podem aumentar”, disse o porta-voz Sharfat Zaman.
Danos materiais
Além das vítimas humanas, o terremoto também danificou a Mesquita Azul, importante patrimônio histórico e religioso de Mazar-e Sharif, segundo informou o porta-voz da província de Balkh, Haji Zaid.
Contexto sísmico
O Afeganistão está situado no encontro das placas tectônicas Indiana e Eurasiática, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo. Em agosto deste ano, um outro tremor devastador e suas réplicas mataram mais de 2.200 pessoas no sudeste do país.






