
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nesta sexta-feira (1º) o envio de dois submarinos nucleares “às regiões apropriadas” após declarações consideradas provocativas do ex-presidente russo Dmitry Medvedev. Segundo Trump, o gesto é uma resposta a ameaças veladas de Medvedev sobre uma possível guerra entre os dois países em razão da pressão norte-americana para um cessar-fogo na Ucrânia.
Medvedev, que atualmente é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, afirmou em rede social que os novos ultimatos de Trump contra Moscou — incluindo a proposta de tarifas a quem comprar petróleo russo — eram “um passo em direção à guerra”. Ele também mencionou o sistema soviético de retaliação nuclear conhecido como “Mão Morta”, projetado para lançar mísseis automaticamente em caso de ataque que elimine a liderança russa.
A reação de Trump foi publicada na plataforma Truth Social. Ele classificou as falas como “inflamadas” e ordenou a mobilização de submarinos nucleares como precaução, alertando para possíveis consequências graves.
“As palavras são muito importantes e muitas vezes podem levar a consequências indesejadas. Espero que este não seja um desses casos”, escreveu Trump.
O “Mão Morta” é considerado um dos sistemas mais letais do arsenal russo e tem sido usado em discursos como ferramenta de dissuasão.
No mesmo dia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que deseja uma “paz duradoura e estável”, mas manteve suas exigências: controle permanente sobre regiões ocupadas na Ucrânia e o fim do apoio militar ocidental a Kiev. A Ucrânia, por sua vez, reitera que não aceitará qualquer acordo que implique perda territorial.